Alunos da rede municipal colocam em prática aprendizado da Educação Empreendedora

Estudantes participaram de ações com empreendedores do mucicípio
Publicidade _

Alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo começam, a partir desta quinta-feira (24), a colocarem em prática os ensinamentos de empreendedorismo aprendidos durante o ano letivo.

É que no município passou a vigorar, desde outubro deste ano, a Lei Municipal nº 2.239 que instituiu o desenvolvimento e a promoção da Cultura Empreendedora nas unidades escolares do Ensino Fundamental, sendo tema na disciplina de Educação Financeira, presente no currículo das escolas integrais e tema transversal nas instituições parciais e oficina curricular. E a Lei garante continuidade da realização dessas propostas

No início de 2022 foram implantadas duas novas disciplinas (Educação Financeira e Educação Ambiental) no currículo das escolas integrais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de fomentar o potencial de transformação da Cultura Empreendedora no cotidiano dos estudantes.

Durante o ano letivo foram desenvolvidos diversos projetos relacionados à temática como: a reativação das hortas escolares para enriquecimento do cardápio nutricional dos alunos, a implantação da coleta seletiva nas escolas, simulação de vendinhas para aprender a trabalhar com planejamento e uso do dinheiro, bate papo com empreendedores locais, visitas ao comércio da cidade para conhecer a estrutura e funcionamento dos empreendimentos e também para pesquisa e análise de preços.

Alunos preparam produto para arrecadar fundos

Para apoiar e fortalecer a Educação Empreendedora no município foi restabelecida a parceria com o SEBRAE, por meio de diálogos e encontros formativos com algumas cidades vinculadas à microrregião de Itabira, como também de representantes de educadores das escolas municipais.

Agora, priorizando o protagonismo dos estudantes está sendo realizada “1ª Feira do Jovem Empreendedor”, onde cada escola organizou uma prática utilizando o aprendizado escolar para vivenciar características do comportamento empreendedor e tomadas de decisões individuais e coletivas. Com a atividade, os alunos visam arrecadar fundos para a realização das formaturas das turmas do 5º ao 9º ano.

Os alunos prepararam a venda de diversos itens e produtos, entre eles: sabão líquido caseiro, sucos, sorvete, cachorro quente, pipoca gourmet, cocada, banana chips, entre outros.

Confira o cronograma da feira nas escolas:

DataEscolaLocalHorárioProdutos
 24/11 E. M. T. I. Maria de Lourdes Duarte Moreira dos SantosEscola (Somente alunos e funcionários) 13h30Cachorro-quente, chup chup gourmet, suco de abacaxi com hortelã.
25/11Centro Educacional de São Gonçalo do Rio AbaixoEscola (Somente alunos e funcionários)9h30 15hBolo de pote
26/11E. M. T. I. de Vargem AlegreEscola (aberto ao público)8hSabão líquido
28/11 E. M. T. I. Maria de Lourdes Duarte Moreira dos SantosPraça Central (aberto ao público) 13hCachorro quente, chup chup gourmet, suco de abacaxi com hortelã.
28/11Centro Educacional de São Gonçalo do Rio AbaixoEscola (Somente alunos e funcionários)9h30 15hbananinha
29/11Centro Educacional de São Gonçalo do Rio AbaixoEscola (Somente alunos e funcionários)9h30 15hPão de queijo recheado e refrigerante
29/11Centro Educacional de São Gonçalo do Rio AbaixoEscola (Somente alunos e funcionários)9h30 15hDoce e chup chup
03/12E. M. T. I. Ioleide Aparecida Pessoa AraújoEscola (aberto ao público) 8hCachorro-quente, bananinha frita, sorvete, cocada e pipoca gourmet.
03/12E. M. Manoel Gonçalves MoreiraEscola (aberto ao público) 8h Suco natural, pão de queijo e pipoca.
03/12E. M.de PacasEscola (aberto ao público) 13hPastel, brigadeiro, geladinho e refrigerante.
Publicidade