Apresentações marcam projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” em Mariana.

Última etapa da atividade, neste ano, acontece no dia 22 de Outubro.

Cortejos de bandas percorrem as ruas da cidade. Apresentações de grupos de seresta serão na Praça da Sé. .
Publicidade _

Desta vez, serão três cortejos das bandas de música pelas ruas da cidade, de forma a permitir que todas as 11 bandas existentes em Mariana tenham participação no projeto. O ponto final de todas as apresentações sera na Praça da Sé. Os pontos de partida, as 19h, serão o terminal rodoviário e o colégio Benevides. As 20h30, a Seresta Popular ocupará o palco com a apresentação do seresteiro, natural da seresteira Diamantina, “Arthur Pádua & Regional”. Em seguida, representando a Seresta Imperial a apresentação do “Coral de Trombones e Tubas da UFMG” com 20 músicos.

Após as apresentações das bandas, será vez da seresta popular com o seresteiro Arthur Pádua. A segunda apresentação será do “Coral de Trombones e Tubas da UFMG”. O coral nasceu durantes as atividades da disciplina Oficina de Performance em Trombone, do curso de Música da UFMG. Seus integrantes são alunos da graduação, extensão, mestrado, ex-alunos, profissionais de orquestras e militares. O grupo, coordenado pelo professor Marcos Flávio, é composto por 20 músicos.

Grupos participantes

Publicidade
_

Arthur Pádua & Regional

Artur Pádua é um jovem cantor, compositor e violonista, natural de Belo Horizonte. Destaca-se no cenário musical nacional, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes da música popular brasileira como Roberto Silva, Cristóvão Bastos, Conjunto Época de Ouro, Eduardo Neves, Hamilton de Holanda, Zé da Velha, Silvério Pontes e Monarco, entre vários outros. Lançou em 2017 seu primeiro álbum, “Campo Aberto”. Com repertório de regravações e músicas inéditas de Paulo César Pinheiro, o disco conta com participações de Amélia Rabello, Luciana Rabello, Mauricio Carrilho, Dininho Silva e João Camarero.

Coral Trombones e Tubas UFMG

O Coral, grupo instrumental de rara expressividade e sonoridade musical, atualmente vinculado ao programa de extensão Grandes Grupos Instrumentais da Escola de Música da UFMG, tem atuado com base nos fundamentos da extensão universitária, interferindo positivamente na formação e qualificação do aluno e no intercâmbio com a sociedade, proporcionando ao público música de alta qualidade artística. Atualmente são 20 integrantes, tendo como coordenador e regente o Prof. Dr. Marcos Flávio A. Freitas

Banda de Música: Sociedade Musical Santa Cecília

Do distrito de Passagem de Mariana, foi fundada em 22 de novembro de 1899. Com seus 122 anos de existência interruptos tem como atividade principal manutenção de uma Banda de Música e a divulgação da arte através de aulas de música gratuitas. Seus ensaios acontecem três vezes por semana e se apresenta de 3 a 4 vezes por mês. Seu corpo musical é composto por 50 músicos onde faz o encontro de várias gerações tendo eles a idades entre 14 e 75 anos.

Banda de Música: Sociedade Musical 08 de Dezembro


A Sociedade Musical Oito de Dezembro, ou, simplesmente, Banda de Cachoeira, foi fundada no dia 10 de abril de 1914, por um grupo de amigos, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana. Hoje, com mais de 100 anos, ela é composta por uma média de 30 músicos e musicistas de diferentes idades. A entidade possui um acervo de partituras de músicas de compositores próprios, executa músicas clássicas, populares, marchas festivas e militares e mantém a tradição das bandas civis, tocando os imortais dobrados.

Banda de Música: Sociedade Musical Nossa São Sebastião de Bandeirante

Fundada em 29 de setembro de 1868 no antigo arraial de São Sebastião, hoje Bandeirantes, a Corporação passou por períodos de pouca ou nenhuma atividade, durante os quais se mantiveram guardados muitos instrumentos, documentos e partituras salvos por antigos moradores e músicos.

Sofreu, em 1930, com um incêndio que queimou maior parte do seu acervo, voltando às atividades na década de 50. É composta atualmente por 26 músicos.

Foto: divulgação

Publicidade