Argentina é tricampeã mundial na Copa do Mundo do Catar 2022

Com decisão nos pênaltis, Argentina vence França por 4 x 2 depois de um incrível empate por 3 x 3 no tempo regular

Argentina's forward #10 Lionel Messi (covered) celebrates with teammates after scoring his team's first goal from the penalty spot during the Qatar 2022 World Cup football final match between Argentina and France at Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on December 18, 2022. (Photo by FRANCK FIFE / AFP)
Publicidade _

Neste domingo (18), Argentina venceu a Copa do Mundo do Catar contra a França por 4 x 2 com decisão nos pênaltis. No tempo regular, um empate em 3 x 3 cheio de reviravoltas.

Messi abriu o placar com um gol de pênalti aos 23 minutos do primeiro tempo. E aos 35 minutos, após uma jogada de contra a ataque, Di Maria marcou o segundo, garantindo superioridade à Argentina no primeiro tempo.

Já pela França, Kylian Mpbappé marcou o primeiro gol numa cobrança de pênalti no minuto 80 do segundo tempo e em menos de dois minutos depois marcou o segundo. Messi reverteu o jogo, marcando o teceiro gol da Argentina no minuto 108, já na prorrogação. E o terceiro gol francês veio aos 118 minutos, de pênalti, garantindo o empate para a seleção francesa e levando a partida aos pênaltis.

Publicidade
_

Mpbappé tornou-se o artilheiro da Copa do Catar com oito gols em sete partidas. Dessa forma, o francês o bateu o recorde de Pelé e Messi.

Com decisão nos pênaltis, Mbappé e Messi abriram com um gol de cada lado. O goleiro Dibu Martínez defendeu a finalização de Coman, e Tchouameni também desperdiçou. 4 a 2 para a Argentina, com Montiel na última cobrança.

França e Argentina disputaram o tricampeonato em Doha. Enquantos os hermanos vinham de um jejum de 36 anos, a seleção francesa era a atual campeã mundial.

Em 18 Copas do Mundo, a Argentina soma 47 vitórias em 87 partidas. A seleção argentina ganhou os títulos em 1978, vencendo a Holanda por 3×1, e 1986 contra Alemanha, com resultado 3×2, e Maradona levantando a taça.

Em 15 participações antes do Mundial de 2022, a França disputou apenas três finais de Copa do Mundo: 1998, 2006 e 2018. O histórico é positivo: dois títulos e um vice-campeonato.

Em Doha, a Argentina conseguiu frear a França, que em 95 minutos de jogo não conseguiu realizar nenhuma finalização a gol.

As campanhas

A Argentina protagonizou uma das grandes surpresas desta Copa logo na estreia, quando perdeu de virada para a Arábia Saudita por 2 a 1. Após duas vitórias por 2 a 0, sobre México e Polônia, o time se recuperou e garantiu o primeiro lugar do grupo. Nas oitavas de final, jogo difícil e vitória por 2 a 1 sobre a Austrália. Mais sufoco nas quartas: empate em 2 a 2 com a Holanda e a classificação nos pênaltis. Nas semifinais, em sua melhor atuação até aqui, os argentinos fizeram 3 a 0 na Croácia.

A França começou a Copa com vitória tranquila por 4 a 1 sobre a Austrália. Na segunda rodada, triunfo por 2 a 1 sobre a Dinamarca. Com a classificação garantida, o técnico Didier Deschamps escalou os reservas na partida contra a Tunísia e a França perdeu por 1 a 0. No mata-mata, três vitórias: 3 a 1 sobre a Polônia; 2 a 1 contra a Inglaterra; 2 a 0 contra Marrocos.

Publicidade