Arte nas Estações abre nova temporada de itinerância com ações gratuitas do programa educativo

Especialmente concebido para o projeto que leva obras do Museu Internacional de Arte Naïf ao interior de Minas, programa educativo mobiliza as comunidades de Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete

Arte nas Estações abre nova temporada de itinerância com ações gratuitas do programa educativo
Vista da exposição 'Sofrência'. crédito - Domi Valansi
Publicidade _

O projeto Arte nas Estações não se restringe somente a apresentar uma parcela da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf em Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Uma das ações de destaque é o amplo programa educativo que tem como base a perspectiva social da arte. Com o intuito de gerar saberes em parceria com as comunidades locais, o projeto visa criar vínculos por meio de uma escuta ativa, estabelecendo processos educativos que promovam a articulação de ações formativas e culturais. Idealizado por Fabio Szwarcwald e curadoria de Ulisses Carrilho, o Arte nas Estações conta ainda com as educadoras Janaína Melo e Jana Janeiro na coordenação do programa educativo.

As exposições em itinerância Sofrência, A ferro e fogo e Entre o céu e a terra são concebidas e coordenadas para propiciar intensa vivência e imersão no universo da arte popular. Com a intenção de facilitar o entrelaçamento das obras expostas com a memória visual, cultural e musical brasileira, o programa educativo cria oportunidades de diálogo com professores, alunos, artistas, produtores culturais e a comunidade em geral. Além disso, o projeto Arte nas Estações oferece visitas educativas, formação com professores e educadores, programação cultural em articulação com o território, ações de acessibilidade e inclusão e uma plataforma virtual e interativa, por meio de QR codes, com conteúdos gamificados e um repositório virtual das experimentações e práticas do público.

Na cidade de Conselheiro Lafaiete, o programa educativo busca uma aproximação com artistas locais, como o designer gráfico, artista visual, arte-educador e gestor cultural Hélcio Queiroz. É realizada uma parceria entre a equipe do Arte nas Estações e Queiroz, que orienta oficinas de pintura para a comunidade local. O objetivo é instalar, ao final do projeto, uma intervenção permanente com 47m² de pintura naïf numa passagem para pedestres sob a linha férrea de Lafaiete.

Publicidade
_

O projeto Arte nas Estações, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, conta com a realização da RKF Consultoria e deixa um legado perene para as cidades nas quais é apresentado, promovendo a inclusão social e cultural por meio da arte.

Confira as datas e locais

OURO PRETO

Itinerâncias:

SOFRÊNCIA  02 fev a 09 abr 2023

A FERRO E FOGO – 22 abr a 18 jun 2023

ENTRE O CÉU E A TERRA – 8 jul a 3 set 2023

Paço da Misericórdia (antiga Santa Casa)

Rua Padre Rolim, 344

Ouro Preto – Minas Gerais

Horário de funcionamento: quinta a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre

CONSELHEIRO LAFAIETE

Itinerâncias:
A FERRO E FOGO – 03 fev a 09 abr 2023

ENTRE O CÉU E A TERRA – 20 abr a 18 jun 2023
SOFRÊNCIA – 6 jul a 3 set 2023

Estação Ferroviária

Rua Cel. Bento, 75 ou R. Mal. Floriano Peixoto, s/n, – Centro
Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais

Horário de funcionamento: terça a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre

CONGONHAS

Itinerâncias:
ENTRE O CÉU E A TERRA – 04 fev a 09 abr 2023

SOFRÊNCIA – 19 abr a 18 jun 2023

A FERRO E FOGO – 7 jul a 3 set 2023

Museu de Congonhas

Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77

Congonhas – Minas Gerais

Horário de funcionamento: terça a domingo, de 9h às 17h
Obs: O museu tem cobrança de ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com gratuidade para todos os públicos às quartas.

Publicidade