Instituto Cultural Vale lança edital 2024

Inscrições terminam em 14 de junho.

O espetáculo Cabaré Coragem do Grupo Galpão foi um dos projetos selecionados pela Chamada Instituto Cultural Vale.
Publicidade _

O Instituto Cultural Vale abriu nesta terça-feira (7), as inscrições para a Chamada Instituto Cultural Vale 2024, que vai destinar R$ 30 milhões para patrocínios a projetos de todo o Brasil.
Este é o quinto edital nacional lançado pelo Instituto desde 2020.
Realizados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os patrocínios tem o objetivo de fomentar a cultura, fortalecer a economia criativa, valorizar as diversas expressões artísticas e democratizar o acesso à produção cultural brasileira em todo o Brasil.

Os aportes dos patrocínios selecionados serão realizados ainda neste ano.
Ao todo, serão destinados R$ 30 milhões, divididos em três faixas de valores – até R$ 400 mil; até R$ 800 mil e até R$ 1,6 milhão.

As inscrições podem ser feitas no site institutoculturalvale.org até às 23h59 do dia 14 de junho de 2024.
O regulamento e as respostas para as principais dúvidas também estão disponíveis no portal do Instituto.

Publicidade
_

Categorias


O edital receberá inscrições de projetos em cinco categorias:

Festividades: Festivais artísticos das seguintes manifestações: cultura popular, literatura, circo, teatro e cinema.

Circulação: Projetos culturais itinerantes realizados em pelo menos 3 (três) distritos e/ou cidades.

Enquadram-se projetos culturais das expressões: literatura, circo, teatro, cinema, cultura popular, artes plásticas e fotografia; e de capacitação e treinamento para o setor cultural.

Música: Festivais e/ou apresentações de música; itinerâncias de música clássica, instrumental e canto coral; com viés de formação musical.

Dança: Festivais e/ou apresentações de dança; itinerâncias de dança clássica, contemporânea, regional, folclórica e tradicional; com viés de formação em dança.

Patrimônio Imaterial: Projetos com o objetivo de promover, difundir e valorizar as manifestações culturais imateriais, bem como promover educação patrimonial.

A seleção dos patrocínios selecionados será feita com a participação de especialistas externos (profissionais que são referência nas áreas do edital) e de comissões internas da Vale e do Instituto Cultural Vale.


Atividades


Ao longo do ano, os quatro museus e centros culturais que integram o Instituto – Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA), Centro Cultural Vale Maranhão (MA), Memorial Minas Gerais Vale (BH) e Museu Vale (ES) – também realizam editais regionais.

Eles tem como foco o fortalecimento da economia criativa, desenvolvimento local e fomento à arte e cultura dos territórios onde estão presentes.

Foto: Grupo Galpão/divulgação

Publicidade