Audiência Pública dos Planos Diretor e de Mobilidade será no dia 27

Publicidade _

Evento acontecerá na Arena Mariana; população poderá também assistir e participar pela internet

A Prefeitura de Mariana convocou para o próximo dia 27 de outubro, terça-feira, uma Audiência Pública para apresentar e discutir propostas de revisão do Plano Diretor e de elaboração do Plano de Mobilidade. O evento acontecerá na Arena Mariana, das 18h às 22h, seguindo todas as orientações das autoridades em saúde. Além disso, moradores da sede municipal e de todo território marianense poderão acompanhar e participar da audiência, ao vivo, através do canal youtube.com/planodiretordemariana.

A revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade acontecem de forma paralela desde o ano passado. Nos meses iniciais do projeto, profissionais de diversas áreas trabalharam coletando dados e indo a campo para produzir os relatórios técnicos. Nos meses de outubro e novembro de 2019, foi a vez das equipes visitarem os dez distritos e outras cinco regiões da sede municipal para ouvir os moradores desses locais a respeito do que eles vivenciam nos lugares onde moram em seu dia a dia. A soma dos estudos técnico e comunitário gerou o Diagnóstico Integrado. Foi a partir desse diagnóstico que surgiram as propostas que orientaram a revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade.

Participação popular – Ao final desses 16 meses, os moradores de todo município terão participado de três audiências públicas, além das colaborações durante as 15 oficinas comunitárias. Neste período os trabalhos da equipe técnica foram acompanhados de perto pelo Núcleo Gestor, um grupo formado por 90 representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da comunidade e dos setores empresarial, técnico e popular.

Publicidade
_

Durante a Audiência Pública, serão apresentadas as propostas do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade e os participantes poderão fazer suas perguntas ou considerações de forma presencial e online, respeitando a ordem de inscrição e o tempo máximo de três minutos para manifestação.

Após a audiência, os projetos de lei serão encaminhados pelo poder executivo à Câmara Municipal para a discussão e votação pelos vereadores. Após sua aprovação, as proposições de leis serão encaminhadas ao prefeito para sanção.

O projeto de revisão do Plano Diretor e de elaboração do Plano de Mobilidade é uma realização da Prefeitura de Mariana com apoio da Fundação Renova e da ERG Engenharia.   

Publicidade