Câmara recebe secretário e discute subvenção para o transporte público em Itabirito

Proposta permite Prefeitura bancar R$ 4,75 por passageiro embarcado e ele será ainda responsável de complementar os R$ 3,75 restantes.

Preço a ser pago à empresa de transporte será de R$ 8,00 por cada passageiro! Foto: itabirito.leg.mg.br
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Um assunto polêmico está na pauta dos itabiritenses: Trata-se do crédito especial de R$ 5 milhões para subsidiar o transporte coletivo em Itabirito. Ontem (5/1), durante reunião extraordinária da Câmara de Vereadores, o secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura, Antônio de Pádua Pataro, respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

O subsídio será uma forma de “garantir o serviço público com qualidade para o usuário tendo em vista a alta do diesel e de outros componentes necessários para que o transporte seja efetivo”, disse Pataro. Outro fator a ser considerado é que a demanda atual (número de usuários) não é suficiente para suprir os custos da empresa de transporte.

Segundo Pataro, com base em estudo feito pela “Plano Consultoria Financeira”, para que haja viabilidade no serviço de transporte sem o subsídio, o valor da tarifa para o usuário em Itabirito deveria ser cerca de R$ 8 (atualmente é de R$ 3,25). “Hoje não há condição de aumentar (nem sequer) para R$ 4, quanto mais R$ 8! A intenção, com a subvenção, é manter os R$ 3,25 e a Prefeitura complementaria com R$ 4,75”, disse o secretário.

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Secretário Pataro na Câmara de Itabirito. Foto – Ascom

Pelo que foi apresentado aos vereadores, o subsídio será repassado à empresa de transporte aos poucos. “Mensurado de acordo com a bilhetagem”, salientou Pataro. Ou seja, quanto maior o número mensal de usuários, menor o valor a ser repassado.

Situação atual

Atualmente, em Itabirito, são 10 linhas de segunda a sábado (até as 14h), sete linhas no sábado (a partir das 14h) e cinco linhas no domingo e feriado.

De acordo com Pataro, o subsídio terá a intenção de retomar as 14 linhas, que antes existiam, e colocar mais quatro linhas para atender à “zona rural”, no caso: Marzagão, Córrego do Bação (Saboeiro, Cabral e Macedo), Acuruí e São Gonçalo do Bação. “Existe a intenção de expandir os horários. Encerrando às 22h ao invés das 20h, mas isso nós veremos após estudo de viabilidade da equipe de engenharia de tráfico”, afirmou.

O secretário salientou que a definição das linhas não está prevista no projeto por ser um ato discricionário da administração. Dessa forma, permite-se fazer mudanças de acordo com a demanda.

Foram vários os questionamentos dos vereadores a respeito do assunto. O presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), finalizou refletindo: “Nós vamos fazer o nosso papel para depois a gente cobrar. Hoje nós só sabemos que vai melhorar, mesmo porque do jeito que está, não dá para continuar”. Ele lembrou que o último reajuste da tarifa de ônibus em Itabirito foi em 2016.
Da Redação:
Sem novidades. Sempre foi assim. Na época da fartura, sobravam passageiros em pé. Na primeira crise, diminuem as linhas e os horários. Agora, sem alternativas diante do transporte regular ( via Uber e outros) e a falta do dinheiro para o povão pagar as passagem,alegam dificuldades e assombrosos números, que elevam a tarifa a fantásticos R$ 8,00 por passagem.
Sem sustos ou cerimônias, intimam a população (usuária ou não do serviço) a pagar os custos e os lucros dos empresários do setor. Itabirito parece que não tem outras prioridades.

Foto capa: Ascom/CMI

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