A partir de agora até o dia 15 de setembro, os tutores de cães e gatos saudáveis, com três meses de idade ou mais, terão a oportunidade de vacinar seus animais contra o temido vírus da raiva.
A campanha antirrábica animal estará disponível em 28 locais na cidade, incluindo dois sábados especiais: 19 de agosto e 2 de setembro.
É importante ressaltar que a imunização contra a raiva é obrigatória e é a medida mais eficaz para prevenir a doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta é vacinar 16 mil animais, sendo 14 mil cães e 2 mil gatos.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, explicou que o objetivo é vacinar o maior número possível de animais em um curto período de tempo, no máximo 45 dias, para evitar que o vírus se espalhe pela população e interromper a transmissão da doença. A raiva é uma doença presente em todos os continentes e afeta mais de 150 países. Ela ainda é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas anualmente em todo o mundo, sendo que a maioria dos casos de infecção é transmitida por cachorros. Essa doença zoonótica tem um grande impacto na população, pois pode afetar qualquer mamífero e é quase sempre fatal.
Natália Andrade esclarece que a raiva é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, causando encefalite. Nas áreas urbanas, os cães e gatos são as principais fontes de infecção, enquanto nas áreas rurais, o risco está nos animais de produção, como bovinos, equinos, suínos, caprinos e animais silvestres como guaxinins, gambás, primatas e, principalmente, morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue.
A Campanha
A campanha de vacinação será realizada de segunda a sexta-feira na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h. Nos dois sábados especiais, haverá 28 locais de imunização, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pontos de apoio. Além disso, equipes volantes percorrerão a zona rural para vacinar os animais de casa em casa, com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde.
É importante lembrar que a vacina só pode ser aplicada em animais saudáveis, com três meses de idade ou mais. Não serão vacinadas cadelas e gatas prenhas, animais doentes, com menos de três meses ou que não estejam contidos. A contenção do animal é responsabilidade do tutor. Os proprietários de animais que já possuem cartão de vacinação devem apresentá-lo à equipe de saúde.
Em Tempo
Em 2022, dez anos após o último caso confirmado em Minas Gerais, foram registrados quatro casos de raiva humana, envolvendo crianças indígenas na zona rural de Bertópolis. Por determinação do Ministério da Saúde, é realizada anualmente uma Campanha de Vacinação de Antirrábica Animal para cães e gatos.