Carla Zambelli saca arma na rua em SP e pode responder por ameaça e constrangimento ilegal

Amparada por assessores, deputada perseguiu um homem em vias do centro da capital paulista

Carla Zambelli corre armada pelo centro de São Paulo - Foto: Reprodução/Instagram
Publicidade _

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sacou uma arma na rua em São Paulo e perseguiu um homem. O episódio ocorreu na rua Joaquim Eugênio de Lima, região central da capital paulista.

Em vídeo que circula nas redes sociais, a parlamentar aparece com uma arma em punho, correndo atrás de homem que se esconde em uma lanchonete. Amparada por assessores, Zambelli entra no local e ordena: “Deita no chão.”

Ariel de Castro Alves, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, afirma que a deputada pode responder criminalmente pelo ato. “Ela precisa responder pelos crimes de ameaça e constrangimento ilegal. Além disso, poderia ter sido presa em flagrante.”

Publicidade
_

Para Tânia Oliveira, coordenadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), afirma que Zambelli pode ter sua candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por descumprir a Resolução 23.669/2021, caso seu registro de arma seja de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs).

Isso porque, a resolução do TSE proíbe o transporte de armas e munições no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem, para CACs. “Por motivo superveniente, Zabelli pode ter a candidatura deste ano cassada pelo TSE, caso seja CACs”, afirma Oliveira.

Publicidade