Caso de Raiva em Equino é confirmado em Mariana e provoca alerta

Prefeitura de Mariana e Secretaria de Desenvolvimento Rural alertaram os produtores rurais sobre casos da doença na região

Mesmo com imunizantes sendo oferecidos gratuitamente, muitos insistem em não vacinar seus animais. Caso confirmado em Mariana preocupa.
Publicidade _

O primeiro caso da Doença Raiva em Equino, na região, foi confirmado nas últimas semanas, havendo ainda cinco casos suspeitos, de acordo com a equipe responsável da Secretaria de Desenolvimento Rural. Devido a isso, foi reforçado um alerta aos produtores rurais sobre a necessidade e importância da vacinação, que em Mariana, tem o imunizante ofertado gratuitamente

A raiva é transmitida pelo vírus, através da mordida de morcegos contaminados, e os sintomas podem ir desde agressividade e agitação até tremor muscular e paralisia, podendo levar o animal a óbito. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural reitera que a doença não tem cura, sendo a vacinação a única forma eficaz de prevenção.
Gratuidade
A vacina é gratuita, e para receber, o produtor rural ou proprietários de equinos devem providenciar a Ficha Sanitária, no Sindicato dos Produtores Rurais, e apresentar na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na sede do Sindicato de Produtores Rurais: Rua Luiz Antônio Bastos, 45, Centro.
Assim, com o fornecimento gratuito do imunizante, fica demonstrado o descuido e falta de zelo de proprietários com seus animais e com a saúde pública, em ato de irresponsabilidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural funciona no Centro de convenções, na Avenida. Getúlio Vargas, 110, na área central da cidade. Mais informações ou eventuais dúvidas podem ser obtidas ou sanadas pelo fone (31) 3558-4173.

Foto: cavalos.com.br

Publicidade
_
Publicidade