Circuito Causos de Brasêro leva magia da tradição mineira aos novos públicos em dezembro

Causos de Brasêro

Espetáculo cênico-musical percorre distritos de Ouro Preto com histórias emocionantes neste final de ano.
Publicidade _

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo “Causos de Brasêro”, idealizado e interpretado por Marcelino Ramos, segue encantando o público ao revisitar uma das grandes tradições da cultura mineira: a contação de histórias.

 Após passar por Santo Antônio do Salto, Lavras Novas, Engenheiro Correia e Cachoeira do Campo, agora chega em Antônio Pereira, Glaura, Rodrigo Silva e Santa Rita de Ouro Preto.

O circuito resgata, por meio da arte, a atmosfera acolhedora das noites em torno do braseiro.

Misturando música, humor e emoção, os causos apresentam narrativas que exploram temas como amor, assombração e a esperança do povo mineiro.

Histórias como “O Matuto Juvenal”, “O Causa da Mula” e “Conceição de Dico Ramos”, prometem levar o público a uma verdadeira viagem no tempo.

 Marcelino Ramos, natural de São Miguel do Anta, explica que a proposta do projeto é muito mais do que entreter: é resgatar uma memória afetiva de cada um dos ouvintes.

O espetáculo é uma realização da Brasêro Produções, com apoio da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais e do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Preto, reforçando a importância de iniciativas culturais que valorizem e perpetuem o patrimônio imaterial brasileiro.

Marcelino Ramos e o Brasêro

Nascido na pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira, Marcelino recorda que em um passado recente, nos frios invernos de julho, às pessoas se reuniam à beira de uma fogueira para se esquentarem no brasêro e festejarem a vida.

Faziam isso contando histórias de assombração, de valentia e de beleza, tudo na base da viola e, claro, abastecidas por uma boa cachaça.

“É este universo, este momento excepcional, cada vez mais raro nos dias de hoje, que os causos revivem. O ambiente do espetáculo caracteriza-se de uma forma tão simples e espontânea, que nos transporta, novamente, para a beirada daquelas fogueiras e traz de volta os mesmos sorrisos e alegrias de outrora”, explica Marcelino.

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO/2024

13/12 – Causos de Brasêro, às 9h30, no Centro Cultural, em Antônio Pereira.   

14/12 – Causos de Brasêro, às 10h, na Praça da Matriz, em Glaura.                         

14/12 – Causos de Brasêro, às 19h, no Salão Paroquial, em Santa Rita.

15/12 – Causos de Brasêro, às 14h, na Praça da Matriz, em Rodrigo Silva.             

Publicidade