Com time reserva, Brasil perde para Camarões, mas chega em primeiro do grupo

Objetivo foi conquistado, mas Seleção mostrou pouco entrosamento, não conseguiu marcar e sofreu gol nos acréscimos do segundo tempo

Destaque do time brasileiro, Gabriel Martinelli fez boas jogadas, mas não marcou. Seleção mostrou bom futebol, apesar do pouco entrosamento
Publicidade _

O Brasil conseguiu cumprir a meta de conquistar sua classificação em primeiro lugar do Grupo G da Copa do Mundo de futebol, mas foi derrotado pela seleção de Camarões hoje (2) por 1 a 0, no estádio Lusail Iconic, no Catar. Na segunda-feira (5), a Seleção enfrenta a Coréia do Sul pelas oitavas-de-final. Escalada pelo técnico Tite com um time todo de reservas, o desempenho ficou abaixo das primeiras duas partidas do torneio. O destaque foi o meia Gabriel Martinelli, que obrigou o goleiro Epassy a pelo menos duas grandes defesas.

Com jogadores menos entrosados entre si, o Brasil encontrou dificuldades para furar o bloqueio camaronês, apesar de um bom começo de jogo. A primeira grande oportunidade apareceu aos 13 minutos, quando Gabriel Martinelli cabeceou livre um cruzamento preciso de Antony, a bola foi espalmada para fora por Epassy. Só aos 40 minutos, a Seleção voltou a levar algum perigo para o adversário, quando o mesmo Gabriel Martinelli carregou a bola da lateral esquerda para a entrada da área e chutou forte no meio do gol, em nova defesa do goleiro adversário. Já nos acréscimos, foi a vez da Camarões provocar grande defesa de Éderson, em cabeçada do meia Mbeumo.

O jogo morno do primeiro tempo esquentou no começo do segundo, e com boas jogadas de Camarões, que por pouco não abriu o placar. A resposta brasileira veio aos 10 minutos, novamente com Gabriel Martinelli. Acionado em profundidade por Gabriel Jesus, ele invadiu a área pela esquerda e chutou colocado no canto oposto. Epassy saltou e fez outra grande defesa.

O técnico Tite fez cinco substituições durante a segunda etapa – entraram Marquinhos, Everton Ribeiro, Bruno Guimarães, Pedro e Rafinha –, mas o time seguiu mostrando falta de entrosamento e não conseguiu marcar.

A surpresa

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o Brasil sofreu seu primeiro gol na Copa e que deu a vitória a Camarões. Num contra-ataque rápido, o artilheiro Aboubakar aproveitou lançamento longo da direita, entrou pelo meio da defesa brasileira e cabeceou com precisão no canto esquerdo de Ederson. Na comemoração, o atacante, que já havia tomado cartão amarelo, tirou a camisa, tomou o segundo cartão e foi expulso de campo.

Ainda faltavam sete minutos para o fim da partida. Mas apesar de algumas chances criadas, inclusive mais uma com Gabriel Martinelli, o Brasil não conseguiu seu gol e acabou derrotado.

Mata-mata

O outro classificado do grupo G foi a Suíça, que venceu a Sériva por 3 x 2. Os resultados de hoje encerraram a fase de grupos da Copa do Catar. Amanhã serão disputados os primeiros jogos das oitavas de final. Holanda x Estados Unidos, às 12h, e Argentina x Austrália, às 16h, ambas pelo horário de Brasília. Só quem vencer continua na Copa

Já no grupo H, apesar da vitória uruguaia sobre Gana (2 x 0), foi a Coreia do Sul que se classificou em segundo lugar para a próxima fase, ao vencer Portugal por 2 a 1. Ambos tiveram quatro pontos e saldo de gols 0, com a vaga sendo decidida no critério de desempate de gols marcados (quatro a favor dos asiáticos contra dois dos sul-americanos).

Portugal e Suíça se enfrentam na terça-feira (6).

Publicidade