Início Ambiente DAE vai adotar controle no abastecimento para minimizar falta d’água na região...

DAE vai adotar controle no abastecimento para minimizar falta d’água na região alta de João Monlevade

calor persistente

Caminhões-pipa estão sendo utilizados para reabastecer reservatórios localizados em bairros da parte alta da cidade. Calor fez aumentar o consumo.

O Departamento de Águas e Esgotos (DAE) de João Monlevade informa que, entre os dias 23 a 26 de janeiro, será adotado pela autarquia um controle no abastecimento de água potável em todo o município.
Um decreto emergencial de escassez hídrica está sendo preparado pela Administração Municipal para adoção de outras ações para minimizar os impactos da falta d’água.

A medida se faz necessária para garantir o reabastecimento dos bairros da parte alta da cidade, como a região do Cruzeiro Celeste.
“O objetivo é assegurar o fornecimento mínimo de água a todos os munícipes durante este período crítico”, explicou o diretor do DAE, José Afonso Martins.

De acordo com ele, as altas temperaturas dos últimos dias têm colaborado para o aumento no consumo, o que dificulta a chegada da água nos reservatórios dos bairros localizados nas regiões mais elevadas.

Caminhões-pipa também foram providenciados para ajudar a aumentar o volume de água nos reservatórios locais.
José Afonso esclareceu que, na tarde desta quarta-feira (22), os caminhões foram direcionados para o reservatório da rua Sagitário, no bairro 1º de Maio.

“Esse é o tanque localizado mais distante da captação junto ao rio Santa Bárbara e, consequentemente, o último a ser abastecido” pontuou.

A intenção é que ele supra a necessidade das residências próximas enquanto os outros sejam reabastecidos pelo sistema,

Entretanto, apesar das providências adotadas, o DAE solicita à população para que evitem atividades que demandem grande consumo de água, como lavar calçadas, quintais ou veículos em residências.
A colaboração de cada cidadão é fundamental para que todos tenham acesso à água potável, diz a autarquia.

Sair da versão mobile