Na próxima segunda-feira (24), a Defesa Civil de Ouro Preto e a Gerdau realizarão um teste de audibilidade das sirenes instaladas na Zona de Autossalvamento da Barragem dos Alemães, localizada na zona rural do distrito de Miguel Burnier, distante mais de 40 km de Ouro Preto. O teste acontecerá em dois horários, às 11h e às 11h25, e tem o objetivo de verificar o funcionamento e efetividade dos equipamentos. É importante salientar que não se trata de uma situação de emergência ou simulado de evacuação. Por isso, não será necessária a mobilização da comunidade durante o acionamento das sirenes.
A ação é parte do plano de segurança da barragem, apresentado pela Gerdau aos órgãos competentes, e envolve cerca de 30 profissionais. A barragem dos Alemães é a única barragem de rejeitos de minério de ferro da empresa. Ela foi alteada à montante e tem sua estrutura monitorada, auditada e considerável estável, conforme laudo emitido por auditoria independente e especializada em março deste ano. Até 2021, serão investidos cerca de R$ 300 milhões para a desativação da estrutura e implantação de uma solução de empilhamento a seco.
Segundo a empresa, a segurança das pessoas é um valor inegociável para a companhia e que continuará buscando as melhores tecnologias para manter o mais alto nível de segurança operacional em sua atividade.
*Matéria alterada às acréscimos de informações.