Início Cidades Itabira Em Itabira, Prefeitura conclui demolição de casarão ameaçado e limpeza do terreno...

Em Itabira, Prefeitura conclui demolição de casarão ameaçado e limpeza do terreno continua

Patrimônio no chão

Ação autorizada pela Justiça começou ontem e se estendeu por todo o dia; nesta quinta-feira (16), equipes fizeram trabalho de retirada de materiais e entulhos.

A Prefeitura de Itabira executou a demolição do casarão ameaçado de desabamento na rua Tiradentes. Nesta quinta-feira (16), os trabalhos de limpeza do terreno continuaram;

Para isso, foi mantida interdição parcial na região, dessa vez mais restrita a um raio mais próximo do terreno.
Já o trânsito de veículos e estacionamento no trecho entre a bifurcação das ruas Padre Olímpio e Tiradentes até pouco à frente da agência do Banco do Brasil foi proibido.
N avenida Daniel Jardim de Grisolia ficou proibido estacionar nas proximidades da área onde houve a movimentação irregular de terra.

Antes da demolição, móveis, quadros e outros pertences do casarão foram removidos por equipes da Prefeitura.
Todos os materiais foram catalogados e guardados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Relembre

A demolição foi necessária após a constatação de perigo iminente de desabamento do casarão provocado por uma obra irregular em terreno particular.
A liminar autorizando a demolição foi expedida a partir também de manifestação favorável do Ministério Público.

Por se tratar de uma obra particular, a prefeitura ajuizou uma ação, embasada em três laudos expedidos, respectivamente, a partir de solicitações do Poder Judiciário, Ministério Público de Minas Gerais e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).Todos atestaram situação avançada de degradação do casarão, risco de desabamento e colapso estrutural.

Paralelo ao processo judicial, o município também publicou, na segunda-feira, um decreto para desapropriação do terreno do casarão. Isso para garantir que o espaço não seja utilizado para fins que estejam em desacordo com o Centro Histórico.

“Essa é uma cena que a gente não quer ver mais em Itabira. Infelizmente, tivemos que demolir um casarão histórico porque temos uma Legislação falha e porque houve uma intervenção em um lote vizinho que comprometeu a estrutura do imóvel. Antes que ele caísse sobre outras casas e até sobre outros casarões, precisamos adotar essa medida. É uma pena, mas isso não pode se repetir em Itabira. Por isso a Prefeitura vai impor mais rigor na Legislação para punir quem provocar situações como essa”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage durante visita ao local da demolição na manhã de ontem (15)

Sair da versão mobile