Empório no Museu Antoniano foi inaugurado em Santa Bárbara

Parceria da Prefeitura com o Santuário do Caraça deve atrair mais turistas para a região e gerar novos empregos

O Empório Santuário do Caraça será uma extensão do Santuário na cidade de Santa Bárbara.
Publicidade _

Nesta semana, um outro atrativo turístico entrou em funcionamento na cidade, com a entrega do Museu Antoniano e a inauguração do novo espaço do Empório Santuário do Caraça. A soma de esforços representa mais uma estratégia da administração para a retomada e fortalecimento do turismo na região.

O objetivo também é reforçar a proteção ao patrimônio natural e cultural do município.  O Empório Santuário do Caraça será uma extensão do Santuário na cidade de Santa Bárbara, e ainda um local para comercialização e divulgação de produtos e gastronomia regionais, além de um ponto de apoio para informações dos serviços prestados no Santuário.

De acordo com o Chefe do Executivo e o Secretário de Cultura, a reabertura do Museu juntamente com o Caraça é uma ação de marketing turístico.

Publicidade
_

Novas aquisições ao acervo

Os gestores do Santuário do Caraça trouxeram para a cidade quatro peças importantíssimas da cultura sacra, o que aumenta ainda mais a conexão entre o Museu Antoniano e o antigo colégio, erguido por volta dos anos de 1770.

Entre elas estão, uma imagem de Santo Antônio do século XVIII, trazida pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, um dos nomes que ajudaram a construir o Santuário. A imagem chegou à região há mais de 300 anos, para compor o antigo santuário Nossa Senhora dos Homens. A imagem do santo veio acompanhada do cajado do Irmão Lourenço e utilizado pelo mesmo na época da construção do antigo santuário.

“Queríamos fazer um link entre ele (irmão Lourenço) que chegou em 1770 e nós. Mostrando assim, que a história tem uma continuidade e nós somos os continuadores dela”, disse o gerente geral do Caraça, Márcio Mól, ao lado do prefeito Alcemir Moreira.

A terceira peça adquirida foi uma miniatura do quarto de Santo Antônio, que é composta por elementos barrocos, apresentando detalhes em folhas de ouro. Além disso, o Museu Antoniano também foi presenteado com um Cálice antigo vindo do acervo do Santuário do Caraça.

O evento contou com a participação do prefeito, Alcemir Moreira; da vice-prefeita, Professora Dionir Rodrigues; do Secretário de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, Alexandre Mota e demais servidores públicos. Na ocasião também estiveram presentes os representes do Santuário do Caraça como: o gerente geral, Márcio Mól Gonçalves; o padre, Luís Carlos do Vale; diretor-presidente do Santuário, o padre Alexandre Nahass da Pastoral do Santuário e do seminarista, Ramon Aurélio.

O Museu Antoniano e Empório Santuário do Caraça estarão em funcionamento de terça a sexta-feira de 8h às 18h e aos sábados de 8h às 12h.

Foto: Francielle Laudino/AcomPMSB

Publicidade