Entre Serras – Piedade ao Caraça

Cidades do circuito tem seus atrativos e histórias retratadas em livro lançado no Santuário do Caraça

Da Serra da Piedade ao Caraça, circuito mostra belezas, sabores e história da parte da região.
Publicidade _

O lançamento do livro Entre Serras – Piedade ao Caraça, obra escrita por Vani Maria Fonseca Pedrosa, que mostra uma mistura do que há de melhor no Circuito do Entre Serras, foi o acontecimento mais impactante do setor, neste mês, nos municípios do circuito: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. 
O livro traz um pouco das riquíssimas histórias de cada um deles, apresentando cultura, religiosidade, gastronomia e atrações turísticas de quatro cidades típicas do interior de Minas Gerais, forjadas pela mineração e tropeiros.
Nele, há uma narrativa simples e de forma sintética através de um conjunto de histórias e informações sobre pessoas, lugares e sabores da região. Na parte que destaca Santa Bárbara, a autora cita alguns patrimônios importantes da sua história como, por exemplo, a Capela de Nosso Senhor do Bonfim como marco inicial da cidade e em seguida, a Igreja Matriz de Santo Antônio que é cartão postal de grande destaque. O exemplar ainda exibe outros patrimônios do nosso núcleo histórico, o Memorial Affonso Penna, a Igreja Nossa Senhora das Mercês, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco e as Ruínas do Hospital Velho.

Nesta narrativa, a autora também ressalta a importância histórica da educação de Santa Bárbara na região, cujos patrimônios imateriais também foram destaque no livro como “Os Passos da Agonia, a Corporação musical de Santo Antônio, O modo de fazer Boneca de Palha, O Grupo de Congo, a Cavalhada de Brumal e a Festa de Santo Antônio”. Porém, a autora vai além ao citar a presença de outros elementos da cultura do município como o artesanato e a gastronomia, sendo assim, além de endossar a importância do mel e do queijo Minas artesanal, ela faz menção à broinha Santa Bárbara, o bolinho de feijão, o biscoito de cubas, dentre outros produtos. Cita, de forma curiosa, o comércio de Nonô de Bateias ou o “Shopping de Bateias” como um exemplo de venda tradicional que ainda hoje tem características das antigas vendas tradicionais.
De maneira sintética, o livro traz uma pitada da vocação de Santa Bárbara e das demais cidades que compõe todo um cenário de riqueza e exuberância no Entre Serras.
Diversas autoridades municipais participaram do evento.

Foto:santuariodocaraca.combr

Publicidade