Prefeitura e Gerdau trabalham para garantir intervenções em Miguel Burnier

Fases no diálogo avançam com a Gerdau, mas prefeitura quer ações e intervenções rápidas para melhorar as condições de vida nos distritos de Miguel Burnier, Mota e Engenheiro Corrêa.
Publicidade _

Um novo passo foi dado nas relações entre a Prefeitura de Ouro Preto e a Gerdau, com a reunião entre as partes, realizada na semana passada. Representou a empresa o diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes da Silva.
“A comunidade nos cobra e a gente precisa dar esse feedback, esse retorno, das coisas concretas”, declara a vice-prefeita Regina Braga, que está empenhada em oferecer transparência das negociações não só para Miguel Burnier, como para Engenheiro Corrêa e Mota. Para alcançar os objetivos, é necessário o diálogo constante e permanente para acompanhar o que está sendo realizado, enfatizou Regina Braga.

O prefeito Angelo Oswaldo destacou o diálogo com as empresas, sobretudo as grandes companhias que atuam no Município. “Nós queremos que elas estejam próximas e assumam plenamente a responsabilidade que lhes cabe no processo de desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso Município”. Ele disse que várias parcerias estão sendo estabelecidas e muitas obras serão iniciadas em Miguel Burnier em cooperação entre a prefeitura e a Gerdau”.

“Estamos muito próximos de fechar todo o projeto de restauro das estruturas de Miguel Burnier, e aqui nós estamos falando das Igrejas Calastrois, Sagrado Coração de Jesus, da parte história e algumas outras estruturas. A gente identificou também ações de incentivo à economia local e de turismo, que vamos fazer”, afirmou Wender.
O processo de licenciamento destas intervenções deve estar concluído neste semestre.

Publicidade
_

O secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, avaliou positivamente o encontro, “onde se discutiu, novamente, o papel da empresa junto a nossa cidade, às comunidades de Miguel Burnier e de Engenheiro Corrêa para que possamos encontrar uma solução que compatibilize a mineração executada de maneira sustentável, com respeito ao território de atuação e, em especial, com respeito às pessoas”.
Também se fizeram presentes na reunião, os secretários de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, de Obras e Urbanismo, Antônio Simões, de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro e demais representantes da Prefeitura.

Foto: Ane Souz/PMOP

Publicidade