A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana oferece cursos rápidos voltados para a valorização de técnicas manuais.
Assim, oferece uma experiência prática e aprofundada nas artes tradicionais de fabricação de facas e de moldagem com estuque.
As inscrições estão abertas até dia 6 de novembro e podem ser realizadas no site www.escoladeoficios.org.br.
No Curso Rápido de Cutelaria, conduzido pelo cuteleiro João Paulo de Amorim Moreira, os participantes aprenderão o processo completo da criação de facas artesanais.
Com 20 horas de duração distribuídas entre os dias 8 e 10 de novembro, o curso abordará desde a introdução dos diferentes tipos de aço e o tratamento térmico das lâminas até o forjamento e a confecção dos cabos.
As aulas são voltadas para forjadores, com foco em habilidades práticas e com uma abordagem personalizada.
Já o Curso Rápido de Estuque, oferecido pelo professor e mestre em cantaria Rinaldo Urzedo, acontece em datas alternadas entre 9 e 22 de novembro, totalizando 16 horas de atividades.
Aberto ao público geral, o curso explora a arte do estuque ornamental, ensinando desde a criação de desenhos até a aplicação de ornamentos com materiais como cal e pó de mármore.
As aulas combinam teoria e prática, capacitando os alunos a produzirem ornamentos sofisticados em estuque, seguindo métodos tradicionais e sustentáveis.
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra.
Ela tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana.
Link para inscrição: www.escoladeoficios.org.br/cutelaria-estuque
Endereço: Rua Cônego Amando, 278, Bairro Chácara – Mariana
Telefone: (31) 3560-2108 | Whatsapp: (31) 98741-8050
Site: www.escoladeoficios.org.br
Instagram e facebook: @escoladeoficiosdemariana