FAOP inaugura duas novas exposições nesta sexta-feira (21)

As mostras ficarão em cartaz até 26 de novembro, com entrada gratuita.

As duas exposições permanecerão abertas à visitação até o próximo mês na galeria da Faop.
Publicidade _

A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), recebe a partir desta sexta-feira (21/10), às 18h, as exposições “Pressentimento”, da artista plástica Amanda Fahur, e “50 minutos”, de alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu, conduzidos pela professora e artista Letícia Issene.

Amanda Fahur apresenta em “Pressentimento” seleção de obras que almeja levar ao público a reflexão sobre como o sentir precede a razão. Suas produções revelam resultados do processo de descoberta de transitar entre mundos (imaginário e real) e a manifestá-los a partir de técnicas e expressões artísticas. A artista, paranaense de Maringá, é também graduada em arquitetura. Desde 2016, ela se dedica ao desenho, à pintura e à escultura.

“Marca de Nascença Gota”, “Fica em pé sem cair (2021)”, “Estou perdendo muitos fios”, “Processo interno de produção de uma gota de vidro”, “Luta (O outro eu)” e “Ovo II (2022)” são títulos de algumas das obras presentes na mostra, que tem curadoria de Sabrina Leal.

Enquanto as criações de Amanda são resultados de um processo reflexivo, as obras de “50 minutos”, outra exposição que entra em cartaz na Galeria da FAOP, nasceram a partir da primeira experiência de produção artística de estudantes. São alunos e alunas das turmas do 8° ano da Escola Estadual Marília de Dirceu, de Ouro Preto. Os estudantes tiveram, semanalmente, 50 minutos para dar vazão à criatividade e construir máscaras que expressassem, de alguma forma, suas individualidades. O título da mostra foi escolhido para chamar atenção para o curto período de tempo que os estudantes têm para serem despertados e desenvolverem suas habilidades artísticas na escola.

As máscaras foram desenvolvidas a partir de papel machê, feito com páginas de jornais recicladas. Depois de secos, os suportes lisos ganharam vida e cor por meio de pintura manual em tinta acrílica, quando os jovens artistas se inspiraram em elementos e referências da arte popular, da cultura pop e até de animes japoneses.

As duas exposições permanecerão abertas à visitação até o próximo mês na galeria da Faop, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento vai das 9h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; e de 14h às 18h nos finais de semana e feriados.

Foto: Acom/Faop

Publicidade