FAOP inaugura duas novas exposições nesta sexta-feira (21)

As mostras ficarão em cartaz até 26 de novembro, com entrada gratuita.

As duas exposições permanecerão abertas à visitação até o próximo mês na galeria da Faop.
Publicidade _

A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), recebe a partir desta sexta-feira (21/10), às 18h, as exposições “Pressentimento”, da artista plástica Amanda Fahur, e “50 minutos”, de alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu, conduzidos pela professora e artista Letícia Issene.

Amanda Fahur apresenta em “Pressentimento” seleção de obras que almeja levar ao público a reflexão sobre como o sentir precede a razão. Suas produções revelam resultados do processo de descoberta de transitar entre mundos (imaginário e real) e a manifestá-los a partir de técnicas e expressões artísticas. A artista, paranaense de Maringá, é também graduada em arquitetura. Desde 2016, ela se dedica ao desenho, à pintura e à escultura.

“Marca de Nascença Gota”, “Fica em pé sem cair (2021)”, “Estou perdendo muitos fios”, “Processo interno de produção de uma gota de vidro”, “Luta (O outro eu)” e “Ovo II (2022)” são títulos de algumas das obras presentes na mostra, que tem curadoria de Sabrina Leal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto as criações de Amanda são resultados de um processo reflexivo, as obras de “50 minutos”, outra exposição que entra em cartaz na Galeria da FAOP, nasceram a partir da primeira experiência de produção artística de estudantes. São alunos e alunas das turmas do 8° ano da Escola Estadual Marília de Dirceu, de Ouro Preto. Os estudantes tiveram, semanalmente, 50 minutos para dar vazão à criatividade e construir máscaras que expressassem, de alguma forma, suas individualidades. O título da mostra foi escolhido para chamar atenção para o curto período de tempo que os estudantes têm para serem despertados e desenvolverem suas habilidades artísticas na escola.

As máscaras foram desenvolvidas a partir de papel machê, feito com páginas de jornais recicladas. Depois de secos, os suportes lisos ganharam vida e cor por meio de pintura manual em tinta acrílica, quando os jovens artistas se inspiraram em elementos e referências da arte popular, da cultura pop e até de animes japoneses.

As duas exposições permanecerão abertas à visitação até o próximo mês na galeria da Faop, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento vai das 9h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; e de 14h às 18h nos finais de semana e feriados.

Foto: Acom/Faop