A terceira edição do Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo superou as expectativas em diversos aspectos, inclusive de faturamento. Os participantes tiveram uma movimentação financeira de R$75.858,90 no período de realização do evento, somente com as vendas dos pratos do Festival. O valor superou o do ano passado, (R$50.725,00) e até mesmo, o da primeira edição, cuja renda foi de R$63.947,00 e ocorreu de forma presencial.
Promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura, com a curadoria da UFMG, o festival teve estabelecimentos estreantes neste ano que aprovaram sua realização.
Para o padre José Marcelino de Magalhães Filho, a presença da Paróquia, com o Pastelzinho e Vaca Atolada foi desafiadora. Segundo ele, mais importante que ter lucro foi a interação com a comunidade e voluntários, cerca de 20, que se revezaram durante os dias do evento.
O padre comentou que apesar do tempo curto para se preparar, a participação teve saldo positivo financeiramente para a paróquia. “Foi uma oportunidade de mostrarmos que estamos firmes, apesar da pandemia e agimos conforme as normas de saúde, com retirada no local. Mas foi tudo muito bem feito e o pessoal caprichou na fabricação”, lembrou.
Os membros da instituição já estudam a criação de novas opções para o cardápio a ser oferecido na próxima edição do Festival Gastronômico.
Efeito cascata
Participante pela primeira vez, Nayra Cristina de Almeida Paula ofereceu algumas das sobremesas do festival, o Bolo Pedacinho do Ceú e o Bolo Come Quieto. Ela disse que sempre quis participar e ficou surpreendida com os frutos que colheu e vem colhendo. “A consultoria gastronômica deu muito suporte, com muitas dicas, que podem ser praticadas em inúmeras receitas”, relatou. Acrescentou ainda que o festival abriu portas e suas vendas melhoraram durante e após a sua participação e já busca inspiração para participar novamente.
Também a Vânia Cristina de Souza, do Chiclet’s Bar, que apresentou a Costelada e Já Tô Lá no Chiclet’s, a participação também foi muito boa. “Vendemos como nunca e conquistamos novos clientes”, reforçou.
De acordo com o secretário de Cultura, Aulus Rodrigues o Festival impulsionou também as vendas dos cardápios dos estabelecimentos. “Além do expressivo valor no faturamento dos participantes, o Festival deixa o aperfeiçoamento das técnicas culinárias e oferece grande visibilidade aos participantes durante o evento e reflete em todo trabalho desenvolvido a partir de então”, frisou.
Foto: Acom/PMSGRA