Galeria de Arte Nello Nuno recebe duas exposições inéditas em outubro 

 FAOP apresenta “Mapas da mutação:viajando pela américa latina” e “Memorial sangue da nossa terra” a partir de 22/10

Tôto desenhando uma de suas obras
Publicidade _

A Galeria de Arte Nello Nuno, que pertence à Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP, apresenta, gratuitamente, as exposições “Mapas da mutação: viajando pela américa latina”, de Tôto, e “Memorial sangue da nossa terra”, de Estherfyson Dias, com abertura na próxima sexta-feira, 22/10, às 18h, respeitando as orientações de segurança contra a Covid-19.

Os trabalhos que compõem a mostra do artista Andrés Testagrossa, o Tôto, são uma pequena seleção de desenhos que foram realizados desde janeiro de 2013 até o presente, criados durante uma viagem pela América Latina, por  cidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Peru. Tôto começou a desenhar quando saiu de Buenos Aires, sua cidade natal, e começou a viajar pela américa latina com seu projeto Em Trânsito, com a meta de criar eventos culturais para a criação artística.

O artista afirma acreditar na arte como uma forma de gerar encontros, novos significados, novos símbolos e por isso está animado com o início da exposição. “Uma das obras principais da coleção é como se fosse um mapa, uma obra grandona, e representa um pouco disso, como refletir na união, nessa ideia da pátria grande, da América Latina se manter unida e criar uma nova forma de existência que é um pouco da proposta desses desenhos”, explica. 

Publicidade
_
Uma das obras de Estherfyson Dias

Já o “Memorial sangue da nossa terra”  traz ao público um painel  pictórico e fotografias sobre os crimes ambientais e humano ocorridos nas cidades de Mariana/MG e Brumadinho/MG, que carregam por meio de suas imagens, elementos simbólicos dos efeitos causados pela lama e pela exploração desenfreada sobre a natureza.

Estherfyson, que vive em Mariana, realiza trabalhos que transitam entre o corpo e a natureza, utilizando da composição imagética e permeando discussões sobre identidade, memória e meio ambiente. “Estou muito feliz pela oportunidade de estar expondo na FAOP, na cidade em que cresci e desenvolvi boa parte do meu olhar artístico, foi aqui que tive o primeiro contato com arte e agora estou fazendo a minha primeira exposição solo”, revela o artista.

As exposições acontecem  até o dia 21 de novembro e podem ser visitadas de terça a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto, gratuitamente.

Medidas de segurança no enfrentamento à pandemia

As novas exposições na Galeria de Arte Nello Nuno continuarão respeitando os protocolos do plano Minas Consciente — proposta criada pelo Governo de Minas Gerais para a retomada das atividades econômicas em meio a pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas que serão adotadas estão:

 distanciamento;

 uso obrigatório de máscara de proteção;

– uso do álcool em gel e termômetro;

– limpeza dos espaços.

Publicidade