Micro e pequenos empresários de Ouro Preto podem se inscrever para receber um diagnóstico do negócio e participar de seletiva para a consultoria personalizada. Outras 4 cidades mineiras já receberam o projeto
Ouro Preto é a próxima cidade a receber o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), promovido pelo Sebrae em parceria com a Gerdau. No dia27 de novembro, microempreendedores e pequenos empresários – com faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões – poderão participar da seleção que vai escolher 10 negócios para receber uma capacitação personalizada, subsidiada pelo programa. O encontro acontece às 9 horas na Associação Comercial de Ouro Preto (ACOP) e os interessados devem fazer uma inscrição prévia.
O projeto já selecionou negócios nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito e Ouro Branco. Ouro Preto é a quinta e última cidade a sediar o projeto este ano. Até o momento, 110 empresas estão cadastradas para receber um diagnóstico do negócio, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria na sua gestão. Na etapa final, 50 negócios serão selecionados para receber a capacitação personalizada – que inclui visitas periódicas de um consultor, cursos e oficinas para interpretação de indicadores, análises técnicas e aprimoramento da gestão da empresa.
Segundo o Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social da Gerdau, o projeto tem como objetivo aumentar o índice de competitividade das empresas – implantando controles gerenciais apropriados para cada perfil empresarial. “A Gerdau tem como foco estimular, capacitar e potencializar o empreendedorismo para a transformação nos municípios em que está presente”, explica. “O PDE atende o micro e o pequeno empreendedor que já possuem negócios e buscam desenvolver ainda mais o mercado nas regiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes”, Boneff acrescenta.
Para o consultor do Sebrae, Aristides Rocha, a parceria com a Gerdau possibilitou o subsídio de 90% do programa para os empresários. Todos os inscritos de todas as cidades receberão o diagnóstico do Sebrae e 50 selecionados participarão da consultoria especializada de acordo com as necessidades identificadas. “O Sebrae só conseguia alcançar o índice de 50% de subsídio para os negócios e a parceria com a Gerdau permitiu alavancarmos esse índice para 90%. Os demais 10% são uma contrapartida dos empresários de compromisso com o PDE”, diz Rocha. No total, o programa irá investir R$750 mil reais.
Sobre a Gerdau
Com 118 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 13 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).