A Rússia anunciou neste domingo que as negociações diretas com diplomatas ucranianos serão retomadas na segunda-feira, após um dia intenso de avanço russo em território ucraniano, com múltiplos ataques aéreos contra um centro de treinamento militar no oeste do país, próximo à fronteira com a Polônia. Houve pelo menos 35 mortos e 134 feridos, o que provocou um forte alerta dos Estados Unidos.
O porta- voz do Kremlin, Dmitri Peskov, informou que diplomatas da Rússia e da Ucrânia se reunirão novamente nesta segunda-feira , pela primeira vez por videoconferência, informou a agência de notícias russa Tass, segundo a AFP.
Isso ocorre em um contexto de maior otimismo após quatro reuniões sem grandes avanços e depois que o líder russo Vladimir Putin disse na sexta-feira passada que viu “progressos positivos nas negociações”.
De acordo com o delegado ucraniano Mikhail Podoliak, a Rússia “tornou-se muito mais sensível à posição da Ucrânia” e “começou a falar de forma construtiva” para a qual espera “resultados concretos”.
Coincidentemente, seu colega russo Leonid Slutski antecipou que espera que “este progresso leve muito em breve a uma posição comum entre as duas delegações e à assinatura de documentos”.
Foto:AFP