Incêndios florestais cheiram a “oportunismo”, afirma Lula

Governo não está para brincadeira no tema

Para o presidente, há setores querendo criar confusão no país. Ele alertou que o governo não está "para brincadeira" com aqueles que agirem de forma criminosa.
Publicidade _

Os incêndios florestais que assolam o país apresentam fortes indícios de serem criminosos e que “cheira a oportunismo” de alguns setores querendo gerar confusão no Brasil, disse nesta terça-feira (17), o presidente Lula.

“Nós tivemos, nos últimos dias, um agravamento da situação no Brasil. A gente ainda não pode falar que são criminosas a quantidade de incêndios que estão acontecendo no Brasil, mas há indícios fortes”, afirmou.
A motivação política para o aumento das queimadas no Brasil foi uma possibilidade mencionada pelo presidente.

“É importante não deixar de dizer para vocês que uma pessoa muito importante na convocação no ato de setembro na paulista utilizou a frase ‘vamos botar fogo no Brasil’ ou ‘o Brasil vai pegar fogo’”, disse.

A avaliação do presidente foi durante uma reunião com os chefes dos Poderes e outras instituições para discutir as queimadas.

Segundo ele, a situação climática no Brasil é a pior já registrada na história do país.

“A seca é a maior dos últimos os tempos, o calor é o maior dos últimos tempos e está no mundo inteiro… mas algo me cheira a oportunismo de alguns setores tentando criar confusão nesse país”, afirmou.

Lula aproveitou a ocasião para alertar que o governo não está “para brincadeira” com aqueles que agirem de forma criminosa.

Foto: Ricardo Stuckert

Publicidade