A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o programa Mais Pecuária Brasil, realizou recentemente o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em 14 animais no município.
O procedimento realizado contemplou as etapas de seleção de matrizes vazias e administração dos hormônios para indução de atividade ovariana, finalizando com a inseminação dos animais.
A IATF tem como benefício a inseminação de animais em data e hora pré-determinados, além da possibilidade de trabalhar com maior volume de animais na comparação com a inseminação artificial convencional. A técnica ainda apresenta benefícios como a concentração temporal dos partos das vacas, melhoramento genético e maior controle reprodutivo e menor intervalo entre partos.
O programa Mais Pecuária Brasil é uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) e a Alta Brasil, que visa ao aprimoramento do rebanho bovino nacional por meio do melhoramento genético dos plantéis de pecuaristas. Em Itabirito, o programa foi iniciado a partir da assinatura de termo de cooperação entre a Prefeitura e a Conafer.
Adesão ao programa
Produtores interessados em aderir ao programa devem realizar o cadastro na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Rua Araújo Lima, nº 23, segundo andar, no Centro.
“Iniciamos o programa com a captação de produtores interessados em receber a iniciativa em suas propriedades e que atendessem aos requisitos. Estamos em busca de novos produtores que tenham interesse em participar desse programa que gera diversos benefícios aos pecuaristas”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.