Intercâmbio entre produtores rurais gera economia e novas ideias

Cerca de 15 quitandeiras de Nova Lima vieram conhecer o trabalho realizado em Itabirito
Publicidade _

Troca de experiências proporciona, aos produtores da agricultura familiar de Itabirito, conhecimento dos trabalhos sucesso de outras regiões.

A Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), realizou intercâmbios entre a Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabirito (Apaif), artesãs do Grupo de Bordados do Acuruí e Associação de Agricultores Familiares e da Agroindústria de Esmeraldas (Aafae). A iniciativa tem como objetivo conhecer os processos de produção, gestão e comercialização dos produtos gerados em outras regiões. “Essa troca de conhecimentos trará, ao nosso município, grandes ideias, para serem implementadas na cidade. Assim poderemos ampliar nossos horizontes e ajudar nossos produtores a ampliar a geração de emprego e renda”, enfatiza Rainer Cardoso, secretário de Agricultura.

Café rural com produtos de Itabirito recebe visitantes

A cidade de Esmeraldas recebeu os itabiritenses no dia 14 de novembro. No encontro, a Apaif e as artesãs trocaram experiências com membros da Associação de Agricultores Familiares e da Agroindústria de Esmeraldas (Aafae). As equipes conversaram sobre suas dificuldades, alternativas, produção e conquistas de grande sucesso; como uma loja que foi aberta no centro da cidade para que os produtos da Aafae fossem comercializados. “A visita técnica é uma metodologia muito utilizada pela Emater, com isso conseguimos vivenciar situações que trazem benefício para outros produtores, promovendo conhecimento e desenvolvimento sustentável”, destaca Marilda de Almeida, extensionista de Bem Estar Social da Emater em Itabirito.

Já no dia 21, foi a vez de Itabirito receber um grupo de 15 quitandeiras da cidade de Nova Lima, para uma grande troca de experiências. As visitantes produzem Queca e Lamparina, duas iguarias do município. Elas conheceram todo o processo de produção das quitandas locais, comercialização em parceria com a alimentação escolar da cidade e as adequações realizadas nos locais de produção. A equipe da Prefeitura, Emater e as produtoras da Apaif receberam o grupo com um delicioso café rural na Fazenda da Mata. “O pessoal voltou muito empolgado com a visita à Itabirito. Tivemos uma boa visão de como os produtores da cidade trabalham com excelência, gostamos bastante e poderemos implementar em nosso município”, conta Cristiani Domingues, extensionista de Bem Estar Social da Emater em Nova Lima.

Publicidade