Itabirito é um dos 25 municípios do Brasil classificados para a segunda etapa do Programa Recicleiros

Itabirito é um dos 25 municípios do Brasil classificados para a segunda etapa do Programa Recicleiros
Parque Ecológico de Itabirito - Foto: Sanderson Pereira/PMI
Publicidade _

Itabirito deu um passo importante para qualificar ainda mais o programa de coleta seletiva. O município está entre os 25 classificados em todo o país para a segunda etapa do Programa Recicleiros. O edital foi aberto em fevereiro e o resultado divulgado neste mês. As cidades finalistas serão conhecidas em setembro.

O programa, único no Brasil, prevê investimentos de até R$ 5 milhões em cada uma das cidades selecionadas, além de capacitação e suporte para que os municípios possam desenvolver e administrar com eficiência a coleta seletiva, contemplando os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

“Hoje somos referência em coleta seletiva e, caso sejamos selecionados entre os finalistas, daremos um salto de qualidade em todo o processo, promovendo uma reciclagem ainda mais inclusiva, com impactos altamente positivos e viáveis do ponto de vista econômico e social”, comemora o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

Os gestores dos projetos selecionados receberão capacitação, por meio da Trilha de Conhecimento, na plataforma online da Academia Recicleiros do Gestor Público. Também serão realizados dez encontros semanais com especialistas do Programa Recicleiros, no contexto das mentorias técnicas.

Projeto desenvolvido desde 2018

Desenvolvido pelo Instituto Recicleiros desde 2018, o projeto tem a empresa SIG, especializada em sistemas de envase e embalagens cartonadas, como investidora semente. O programa implanta ou incrementa a coleta seletiva nos municípios, assessorando o segmento empresarial e proporcionando resultados certificados em reciclagem de embalagens pós-consumo com responsabilidade socioambiental e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com equipamentos, assessoria técnica e de gestão, são geradas oportunidades de trabalho, de renda e de qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica por meio de um programa de desenvolvimento socioprofissional de longo prazo, denominado Academia Recicleiros, que objetiva a emancipação econômica e operacional das cooperativas de catadores existentes no município.

Publicidade