João Monlevade faz movimento de alerta para o combate à violência contra os idosos

Violência física, psicológica, negligência e discriminação são os maiores abusos praticados contra os idosos.

Ação do Junho Violeta na Praça Sete mostrou o apoio de instituições aos idosos e orientou sobre denúncias de maus tratos.
Publicidade _

A Secretaria Municipal de Assistência Social de joão Monlevade realizou diversas atividades no Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.
Os trabalhos foram realizados no Coreto da Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos,e contaram com a organização do Conselho Municipal da Terceira Idade (Comti), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Música com o grupo Convivência Feliz, dança com a professora Nívia Silva e atividades físicas com os professores da Secretaria Municipal de Esportes, Liniker Leandro e Rosemary Drumond (Pepê) animaram o evento. Também os alunos de música da Fundação Casa de Cultura fizeram apresentações e foram ainda distribuídos folders informativos.
Para o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), com o passar do tempo e o avanço da idade, as pessoas se tornam mais vulneráveis e frágeis. “Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranqüila, todos nós precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência”, alertou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), disse que é muito importante que as pessoas denunciem casos de maus tratos contra o idoso. “Façam as denúncias que acharem devidas. A nossa casa de apoio está aberta para que juntos possamos acabar com essa violência”, destacou Fabrício.

Segundo a vice-presidente do Comti, Irani Dias, a data deve ser lembrada para sensibilizar, coibir e amenizar o sofrimento das pessoas. “Temos que despertar na população a importância de buscar, coletivamente, alternativa para mudar esse triste cenário de violência contra a pessoa idosa”, disse.

O evento também contou com a presença do chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva e da secretaria municipal de Assistência Social, Marinete Morais, juntamente com assistentes sociais do Cras e do Creas.

Data

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa é comemorado mundialmente em 15 de junho. Na data ocorrem manifestações para alertar a sociedade sobre os maus tratos e a negligência sofrida por idosos.
Entre os tipos de violências às quais os idosos estão sujeitos, podem ser citadas violência física, psicológica, institucional, negligência, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual e discriminação.

Denúncia
Há várias formas de denunciar a violência contra a pessoa idosa. Os principais canais são o Disque 100 ou a Polícia Militar (190).Vale lembrar que qualquer Delegacia de Polícia também as recebe.

Foto: Acom/PMJM

Publicidade