A Prefeitura de João Monlevade está prestes a firmar uma parceria com o Ministério das Cidades, do Governo Federal, para a implementação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), em colaboração com a Defesa Civil Municipal.
O anúncio foi feito durante uma reunião conduzida pela Assessoria de Governo do Executivo, por meio do Comitê de Operações de Emergência – COE Geral JM, realizada na manhã de segunda-feira (25) no auditório Leonardo Diniz, na sede do Executivo.
Esta iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo João Monlevade um dos 20 municípios brasileiros selecionados para receber o projeto.
Em Minas Gerais, apenas João Monlevade e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, serão contempladas.
O projeto visa realizar estudos, análises e avaliações de risco para implementar medidas preventivas contra incidentes causados por períodos chuvosos.
Durante a reunião, foi feita uma avaliação das atividades do COE JM no último semestre e apresentado o Plano Municipal de Redução de Riscos em uma palestra ministrada pelo coordenador do projeto do Ministério das Cidades, o geólogo Eduardo Marques.
O prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), destacou a importância do trabalho realizado para o município e se comprometeu a priorizar a parceria e o projeto.
O assessor de Governo, Gentil Bicalho, ressaltou a relevância de João Monlevade ser uma das poucas cidades do Brasil a participar do projeto e elogiou as ações do COE nos últimos meses.
Na ocasião, foram apresentados os equipamentos recentemente adquiridos pela Prefeitura para o trabalho da Defesa Civil Municipal.
Presenças
O evento contou com a participação do secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, da controladora interna do município, Angélica Drumond, do diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, do coordenador da Defesa Civil, Edemir Alves, da secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, do secretário municipal de Fazenda, Adilson Arlindo, da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, do coordenador do COE JM e servidor da Assessoria de Governo, José Gomes Araújo, de representantes das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Saúde e de Meio Ambiente, da Fundação Municipal Crê-Ser, da Procuradoria Jurídica, do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional das Periferias e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Florestal Voluntária e de servidores municipais.