Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – inicia nova série de concertos em Minas Gerais

A Jovem Orquestra de Ouro Branco - JOOB - está prestes a iniciar uma nova série de concertos em Minas Gerais. Com apresentações marcadas para os dias 2 e 3 de setembro, o grupo da Casa de Música promete encantar o público. Além disso, os concertos contarão com a participação do quarteto belorizontino Toca de Tatu.

Jovem Orquestra de Ouro Branco - JOOB - inicia nova série de concertos em Minas Gerais
Jovem Orquestra de Ouro Branco - Foto: Lucas Godoy
Publicidade _

A Jovem Orquestra de Ouro Branco, também conhecida como JOOB, está trilhando um novo caminho neste ano. Com novos repertórios, parcerias e uma nova identidade, o grupo está proporcionando novas possibilidades para seus integrantes e construindo uma nova história. E para compartilhar todas essas novidades com o público, a JOOB está abrindo o segundo semestre com uma série de concertos.

As primeiras apresentações acontecerão nos dias 2 e 3 de setembro. No sábado, às 18h, a orquestra se apresentará na Capela de Santana da Pousada Ecorsini, em Ouro Branco. Já no domingo, às 11h, será a vez do novo Teatro Feluma, em Belo Horizonte, receber o espetáculo.

Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música, destaca a importância da JOOB para a formação dos jovens e para a disseminação da música erudita em Minas Gerais. Ela considera um privilégio uma escola de música ter sua própria orquestra.

Publicidade
_

O maestro Marcos Silva-Santos, regente da JOOB, revela que a orquestra está investindo cada vez mais em sua marca registrada: a versatilidade. Segundo ele, a orquestra está se dedicando à música de concerto em diálogo com temáticas contemporâneas e universos jovens.

Para os primeiros concertos, o tema escolhido foi “Gêneros Difusos”. Marcos explica que o concerto explorará territórios musicais híbridos, apresentando obras de compositores que transitam entre gêneros ou períodos musicais.

A JOOB iniciará o concerto com a Sinfonia em Sol Maior – wq. 182/1, de C.P.E Bach, uma peça típica do período Rococó. Em seguida, a orquestra abordará as duas extremidades do Romantismo, com a Abertura de F. Schubert, do início do século XIX, e a Serenata para Cordas de E. Elgar, estreada em 1896.

O concerto será concluído com três obras do compositor Lucas Telles, que contarão com a participação do quarteto Toca de Tatu. Essas peças trazem uma estética que mescla elementos “eruditos” e populares. O quarteto é formado por Lucas Ladeia no cavaquinho, Abel Borges na percussão, Luísa Mitre no piano e Lucas Telles no violão.

Destaque para a obra Urucubaca, que possui influências de compositores brasileiros como Radamés Gnattali, Baden Powell, Pixinguinha e Moacir Santos. O arranjo inédito, resultado da parceria entre a Jovem Orquestra de Ouro Branco e o Toca de Tatu, utiliza a orquestra em diálogo intenso com o violão e o piano, que predominam nas melodias originais.

A entrada para o concerto em Ouro Branco será gratuita. Já para a apresentação em Belo Horizonte, os ingressos podem ser adquiridos via Sympla por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), mais taxas.

Com uma proposta inovadora e uma mistura de gêneros musicais, a JOOB promete encantar o público com sua versatilidade e talento. Não perca a oportunidade de prestigiar esses jovens músicos e embarcar nessa nova jornada musical.

A Jovem Orquestra de Ouro Branco tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; apoio Cartório 1o Ofício; CORI Registro de Imóveis, Hotel Verdes Mares, Teatro Feluma e Amigos da Orquestra. 

Publicidade