Mais 91 mulheres itabiranas concluem curso de Costura Social

O curso de capacitação de Costura, Artesanato Sustentável e Lingerie – Faça e Venda – formou 91 mulheres nesta quarta edição. As costureiras foram preparadas para buscar novas oportunidades de trabalho e renda

Mais 91 mulheres itabiranas concluem curso de Costura Social
Publicidade _

As alunas do curso de Costura, Artesanato Sustentável e Lingerie celebraram, na noite dessa terça-feira (14), a conclusão da capacitação após cinco meses de aprendizado. Foi um momento de muita emoção e gratidão, sentimentos que tomaram conta do teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e autoridades. O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Instituto ITI, por meio de termo de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Durante a cerimônia, as alunas receberam os certificados de conclusão, em reconhecimento ao esforço e dedicação ao longo do curso. As novas costureiras agora estão prontas para aplicar seus conhecimentos em suas carreiras ou em seus próprios negócios.

Marlene Medeiros Pantoja falou da experiência de aprender um ofício e da vontade de seguir na profissão.

Representando as formandas, Marlene Medeiros falou da experiência de aprender um ofício e da vontade de seguir na profissão de costureira, aprimorando os conhecimentos adquiridos. “Chegamos até aqui porque somos guerreiras. Nós aprendemos muito, foi um divisor de águas este curso. Eu tenho um sonho de aprender mais e mais, isso aqui foi só o início. Eu estou correndo atrás, vou estudar mais e me dedicar. O que aprendi aqui, vou levar para a vida. Agradeço muito esta oportunidade”, destacou.

Publicidade
_

O curso de costura tem cunho social e o objetivo é capacitar pessoas a desenvolverem habilidades e competências para o mercado de trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região. O secretário de Administração, Gabriel Quintão, representou o prefeito Marco Antônio Lage na cerimônia. Ele destacou a força das mulheres e parabenizou as formandas pela conclusão do curso.

“Quero cumprimentar a cada uma das formandas e dizer que ter uma profissão, uma qualificação profissional é o primeiro passo no sentido de fortalecer a autoestima e permitir a entrada no mercado de trabalho. O lugar de mulher é onde a mulher quiser, como ela quiser e com quem ela quiser”, reforçou o secretário.

A quarta turma do curso de capacitação profissional iniciou os trabalhos em agosto de 2022, na modalidade costura direcionada para uniformes profissionais, artesanato sustentável e o módulo de lingerie. A proposta do curso é qualificar pessoas para a geração de emprego e renda. O programa é voltado para a educação, igualdade de gênero, erradicação da pobreza e melhoria da qualidade de vida, garantindo o fortalecimento da economia local, com a valorização das redes educativas. A capacitação ainda promove autonomia produtiva, destacando o protagonismo cultural das comunidades. Desde a primeira turma, já são aproximadamente 400 mulheres formadas a partir dessa parceria.

“Ter os sonhos como instrumento de transformação de vidas é um dos objetivos que sempre guiaram os nossos trabalhos. Os pilares que regem as ações da instituição, como a igualdade, transformação e inovação, vêm mudando a vida e a realidade de muitas famílias itabiranas. A palavra que me vem a cabeça hoje para falar para essas formandas é oportunidade, que vocês agarrem esta oportunidade. A transformação faz com que os sonhos se tornem realidade”, enfatizou Rodrigo Bernardi, presidente do Instituto ITI, em seu discurso, durante o evento.

Publicidade