Mais de 500 crianças recebem óculos gratuitos em Itabiira

Durante cerimônia de entrega, prefeito Marco Antônio Lage anunciou que o programa chegará agora às escolas da rede estadual de ensino e posteriormente aos idosos carentes

Durante cerimônia de entrega, prefeito Marco Antônio Lage anunciou que o programa chegará agora às escolas da rede estadual de ensino e posteriormente aos idosos carentes.
Publicidade _

A primeira etapa do Olhar Para o Bem chegou ao fim nessa quinta-feira (3), com a entrega de 557 óculos gratuitos para alunos das escolas municipais que apresentaram a necessidade do uso do acessório.
O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino.

O programa, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e UniFuncesi, teve início em março deste ano, com o mutirão de atendimentos oftalmológicos em todas as escolas municipais.
Nessa fase, o objetivo foi detectar problemas de refração em crianças a partir dos seis meses de idade.

Os testes – realizados com metodologia não invasiva e não midriática (sem dilatação da pupila) – puderam detectar seis tipos de doenças: miopia, hipermetropia, astigmatismo, anisometropia, estrabismo e anisocoria.
Os exames de rastreamento foram realizados nas próprias escolas, por meio de teste de acuidade visual.

Publicidade
_

Os alunos que apresentaram algum tipo de problema na visão foram convocados para aprofundar os atendimentos oftalmológicos.
Na ocasião, pelo menos 1,5 mil crianças compareceram aos laboratórios da UniFuncesi para consultas com especialistas.

Aqueles alunos que receberam receita para óculos puderam escolher a armação preferida


O programa


O Olhar Para o Bem surge como uma demanda de Saúde e Educação. De acordo com dados da SMS e da SME, atualmente a medicina permite a prevenção ou tratamento efetivo de pelo menos 60% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil.
Essas doenças normalmente geram prejuízos no aprendizado das crianças. Além disso, os problemas de visão são responsáveis pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes do ensino fundamental.

Nesta primeira etapa do Olhar Para o Bem, o Município investiu R$ 1.446.000,00 para garantir a saúde oftalmológica das crianças das escolas municipais.
Em futura etapa, o programa vai contemplar alunos das escolas estudais em Itabira.
De acordo com o prefeito Marco Antônio, em um terceiro momento do programa, também serão contemplados os idosos comprovadamente carentes para fornecimento de óculos, já que eles já têm acesso às consultas oftalmológicas.

Publicidade