Mariana e Ouro Preto recebem campanha de vacinação canina

Promovida pela Samarco, a campanha acontece novamente nos municípios entre os dias 22 e 25 de setembro

Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e, de preferência, previamente vermifugado.
Publicidade _

Para ampliar a cobertura em Mariana e Ouro Preto, o Projeto de Vacinação Canina, promovido pela Samarco em parceria com a ONG Ajuda, estará de volta aos municípios, entre os dias 22 e 25 de setembro.

A analista ambiental da Samarco, Ana Paula Correa, explica que o objetivo é vacinar o maior número de animais possível, manter o cartão de vacinação do cão em dia e proteger o animal de doenças infecciosas.

“É importante conscientizar os tutores para alcançarmos a cobertura vacinal adequada. A dose da vacina V8 protege contra seis tipos de doença (cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, coronavirose, parainfluenza canina e leptospirose), e deve ser dada para evitar doenças que podem ser fatais”, comentou.

Participam da ação médicos veterinários que avaliam durante os atendimentos os aspectos necessários da saúde do cão, com uma avaliação clínica e exames físicos completos. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e, de preferência, previamente vermifugado. As doses foram adquiridas pela Samarco, bem como todo o custeio dos materiais de consumo, mão de obra especializada, estrutura para atendimento dos animais e comunidade, e a disponibilização de veículos para transporte.

Realizado em Mariana e Ouro Preto em junho deste ano, o projeto Vacinação Canina volta aos municípios para que a meta de imunização de 10.500 cães (80%) seja alcançada em cada cidade, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

O projeto

Campanha é uma das condicionantes da licença de operação da Samarco em seu retorno.

Com expectativa de imunizar cerca de 100 mil cães, o projeto de Vacinação Canina acontece desde junho deste ano, percorrendo os territórios próximos de onde a empresa atua – Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara – e outros ao longo do rio Doce que foram impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Ao todo, são 39 municípios.

Na primeira fase, a vacinação ocorreu em abrigos públicos, centros de Zoonoses e de acolhimento comunitários, ONG’s locais e também para tutores que possuem um grande número de animais sob guarda temporária. Em sua segunda fase, são realizadas campanhas de sensibilização e conscientização junto aos tutores e comunidades sobre temas como saúde pública, importância do controle populacional de cães, cuidados com os animais, o não abandono e maus tratos dos animais. A ação cumpre os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde no combate à Covid-19.

A iniciativa é uma das condicionantes previstas na Licença de Operação Corretiva (LOC), documento necessário para a retomada das atividades da empresa que ocorreu em dezembro de 2020.

Serviço Mariana:
Nesta quarta-feira (22/9) de 08h às 12h – 13h às 16h, no Centro de Convenções.
Na quinta-feira (23/9) de 08h às 12h – 13h às 16h, no Ginásio Poliesportivo de Passagem de Mariana.
Na sexta-feira, (24/9), de 08h às 12h – 13h às 16h, na Escola Dom Oscar de Oliveira, entre os bairros Santa Rita de Cássia – Cabanas

No sábado (25/9), de 08h às 12h, a vacinação dos animais será na Escola Municipal Wilson Pimenta, no bairro Santo Antônio

Locais de vacinação em Ouro Preto:

Dias 22 e 23/9 de 08h às 12h – 13h às 16h, no Centro Oratório Dom Bosco – entrada pelo estacionamento , na Avenida Pedro Aleixo, 202, Centro – Cachoeiro do Campo

Na sexta feira (24/9) também de 08h às 12h – 13h às 16h, a vacinação ocorre na Escola Municipal Simão Lacerda, com entrada lateral pela rua Manoel Mourão, s/n, Bauxita
No sábado (25/9), a campanha se encerra no período de 08h às 12h, no mesmo local.

Foto: PMM

Publicidade