Mariana recebe o “Encontros de Patrimônio”, promovendo a cultura e história local

Mariana recebe o “Encontros de Patrimônio”, promovendo a cultura e história local
Foto: Maria Alice Pereira
Publicidade _

Do dia 21 a 23 de junho, através das Secretarias de Educação e Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, em parceria com a UNESCO e Fundação Renova, foi realizado o “Encontros de Patrimônio”, evento com um extensa programação, realizada no Cineteatro Municipal, Praça Gomes Freire e Centro Histórico, na qual abordou temáticas sobre os patrimônios históricos e culturais de Mariana, além de educação patrimonial.

A programação contou com exposições na Praça Gomes Freire (Jardim) de stands de artes confeccionados pelas comunidades locais e pelos estudantes da rede municipal de educação.

Além da exposição, quem acompanhou a agenda programada pôde participar de palestras, degustação de cafés sensoriais, sarau com artistas populares, percurso de patrimônios pelo Centro Histórico, Fórum Patrimonial Marianense, Quadrilha Junina Arrasta-pé de Santo Antônio, da cidade de Acaiaca, show de forró e a palestra sobre experiências em educação patrimonial, com a coordenadora do Programa Tempo Integral, Daiane Mendes.

Publicidade
_

De acordo com a coordenadora, o momento foi de muita importância. “Nesse momento, falamos sobre como realizamos o trabalho, além disso, abordamos as experiências com a Educação Patrimonial por meio dos encontros formativos, o trabalho realizado com os alunos e percursos de patrimônios no Programa de Educação em Tempo Integral”, relata. 

Ela ainda completa sobre a experiência. “Esse seminário foi de extrema relevância para a educação, pois possibilitou diferentes trocas de conhecimentos que contribuíram para pensar e repensar a educação patrimonial nas escolas. Ademais, proporcionou a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de Mariana! Eventos como esse é potencial para ampliar a formação profissional dos educadores, já que aproxima a teoria e a prática de forma que inspira pensar os caminhos significativos que poderão ser desenvolvidos com os alunos nas escolas”, conclui.

Estavam presentes as seguintes escolas e exposições:

– CMEI Tia Elza – Bairro Cabanas

Projeto: Meio ambiente

– EM Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida – Bairro Rosário

Projeto: Redescobrindo nossos patrimônios

– EM Padre Antônio Gabriel de Carvalho – Cláudio Manoel

Projeto: Meu olhar sobre Cláudio Manoel

– EM de Campinas

Projeto: Água, fonte da vida

A CULTURA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL MARIANENSE

No segundo dia do evento, os participantes puderam aprender mais sobre o Patrimônio Histórico de Mariana. A palestra “Experiências em Educação Patrimonial: Programa de Formação em Tempo Integral” ministrada pela Coordenadora do Programa de Tempo Integral, Daiane Mendes, buscou explicar como a Fundação Renova e a UNESCO se uniram em prol do educação patrimonial para as crianças dentro do Programa. Essa união busca educar as crianças sobre a contribuição histórica e nacional dos patrimônios.

Na programação também estava incluído um Café Colonial, em que os presentes puderam desfrutar um café da tarde com o melhor da culinária da região, com geléias, queijos e pães produzidos por moradores dos distritos.

O último dia de evento contou com a apresentação do Projeto Memórias do Rio Doce, que também buscou contribuir para o conhecimento das comunidades, nele, alguns moradores da cidade fizeram um pequeno curso de capacitação, onde aprenderam a produzir entrevistas. Com os conhecimentos adquiridos, esses alunos entrevistaram outros moradores da Mariana e produziram um vídeo que foi apresentado durante o Encontro.

Sarah Daier, moradora de Mariana, afirmou que aprendeu muito com o evento. “Foi um lugar de renovação, de engajamento. Acredito que o Encontro de Patrimônios trouxe a construção de um sentimento de comunidade e de encontros… Foi um lugar de inspiração “, contou.

Publicidade