A Prefeitura de Mariana publicou o decreto hoje (15) tornando facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e mantém a obrigatoriedade em ambientes fechados. A medida foi tomada após uma avaliação do quadro epidemiológico da Covid-19 no município, que demonstrou um baixo índice na transmissão do vírus e uma ampla cobertura vacinal na cidade.
De acordo com o Governo de Minas Gerais, as cidades mineiras poderão decidir sobre o uso de máscaras em locais abertos, se observada a recomendação de no mínimo 80% da população, que tenha 5 anos ou mais, vacinada com as duas doses ou dose única da vacina. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, Mariana alcançou a marca de 99,3% de vacinados (público vacinável) com a primeira dose da vacina e 89,4% com o esquema completo. Os dados foram atualizados em 15 de março e demonstram o avanço da cobertura vacinal na cidade.
O uso da medida protetiva em ambientes fechados, como unidades de saúde, transporte coletivo, são exemplos de lugares que permanecem obrigatórios, além de que as pessoas que estejam com sintomas gripais ou em espaços abertos em que haja aglomerações devem manter o uso da máscara.
A Prefeitura de Mariana ressalta que a imunização salva vidas e que a vacinação tem sido o caminho mais confiável para superar a pandemia. Dessa forma, é importante que quem ainda não tenha tomado a primeira, a segunda ou a dose de reforço, procure os locais de vacinação e a imunização.
Confira o decreto na íntegra em: https://www.mariana.mg.gov.br/uploads/prefeitura_mariana_2018/diario_oficial_pmm/o_monumento_n_2035_15-03-2022.pdf