Os moradores de Glaura, devotos e turistas podem, a partir de agora, celebrar sua religiosidade mais plenamente com a entrega revitalizada da Matriz de Santo Antônio. Palco de celebrações, festividades e atrativo turístico, a obra teve concluída a segunda fase de sua reforma, o que permite as atividades normais. Um ato com presenças de várias autoridades e representantes da comunidade marcou o fim desta etapa da recuperação.
De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, a recuperação da Matriz teve investimento da Vale, em uma parceria com o Iphan e com a Prefeitura.
“A gente agradece a todos que nos ajudaram. Com a reabertura da nossa Matriz, as coisas começam a acontecer, a gente pode começar de novo com as festas tradicionais que são a festa de Santo Antônio e a festa de Nossa Senhora do Rosário. Sem a mobilização da comunidade e das autoridades, isso não teria acontecido”, disse o prefeito.
Os trabalhos foram iniciados em 2019 e divididos em três etapas: intervenção nas estruturas, durante sete meses; restauração da parte arquitetônica, durante um ano, e a terceira etapa, a dos elementos artísticos, que ainda não foi concluída.
Também presente, o gerente Executivo da Vale, Diogo Monteiro, destacou que “a Vale se orgulha por ter participado da restauração da Matriz de Santo Antônio, que é muito importante para o distrito de Glaura e também para a cultura do nosso Estado e o turismo da região”.
A superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora França, detalhou as etapas dos trabalhos: “ Somando as duas etapas, temos um investimento por volta de 5 milhões, fruto de um TAC (Termo de ajustamento de Conduta) entre o Iphan e a Vale. Ainda falta a terceira etapa, que é a dos elementos artísticos, o que não impede que a comunidade já comece a apropriar dessa igreja, então hoje é um dia de grande alegria”.
O ministro da Cultura, Gilson Machado Neto, ressaltou que a entrega da obra é importante por garantir a perenidade do equipamento que vai dinamizar a vocação que a região tem para o turismo histórico, cultural e religioso.
O evento foi abençoado pelo Padre Vander Sebastião Martins.
Foto: Ane Souz