A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Cultura e setor de Patrimônio Histórico, juntamente com os engenheiros do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico (Iepha) e consultores do instituto IGTEC/UFMG vistoriaram na quarta-feira (29) a Matriz de São Gonçalo do Amarante. O objetivo foi dar parecer quanto a estrutura da edificação, já que a Prefeitura possui estudo quanto a readequação da estrutura e prepara edital para restauração do teto.
Em análise, a equipe constatou rachaduras em uma das torres, podridão da madeira da segunda torre e focos de cupins em alguns pontos que comprometem a conservação do templo, um bem patrimonial valioso para a cidade.
O relatório com detalhes da vistoria está em andamento, mas devido as constatações “in loco”, a igreja permanecerá fechada e passará por dedetização. As imagens sacras, também talhadas em madeira foram cuidadosamente retiradas para garantir a conservação.
A equipe vistoriou ainda a Igreja do Rosário que passará por intervenções devido a infiltração e providências quanto ao rebaixamento do teto, mas nada que interfira na programação das missas.