Memorial Vale recebe show do Trio Jazzcorde-on e a oficina Território, do Grupo Trama de Teatro

Trio Jazzcorde-on e a oficina Território, do Grupo Trama de Teatro no calendário do Memorial

Memorial Vale recebe show do Trio Jazzcorde-on e a oficina Território, do Grupo Trama de Teatro nesta semana com programação gratuita.
Publicidade _

O Memorial Vale recebe esta semana a apresentação do Trio Jazzcorde-on, na quinta-feira (10), com a proposta de explorar e resgatar a beleza do acordeão.
No sábado (12), haverá a primeira aula da oficina “Território” de ocupação dos espaços do Memorial Vale, realizada pelo Grupo Trama de Teatro.

Confira a programação:

Dia 10 (quinta-feira), às 19 horas, o Memorial Vale abriga o quinto concerto da Série “Música de Câmara”, com a apresentação do trio Jazzcorde-on.
O trio é formado por Marx Marreiro no arcordeão, Vinícius Mendes no saxofone, e Rafael Rafles ao violão.
Músicas autorais e também de ícones nacionais e internacionais como Astor Piazzolla, Richard Galliano, Sivuca, Renato Borguetti, Carlos Gardel, Dominguinhos entre outros, são apresentadas pelos artistas.
A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do evento, podendo ser obtidos no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados.
Com curadoria da Orquestra Ouro Preto, a programação ao longo do ano prevê a apresentação de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.

Publicidade
_

A proposta do projeto Jazzcorde-on é explorar e resgatar as diversas características, propriedades e a beleza do acordeão.

O polivalente instrumento, apesar de ser bem conhecido no Brasil, ainda se mantém restrito musicalmente por sua imagem atrelada a alguns estilos musicais.
A ideia do projeto, liderado pelo músico Marx Marreiro, é justamente ilustrar o quanto o instrumento é universal e como ele é tocado ao redor do mundo.
Deste modo, o repertório do grupo resgata a diversidade estilística e riqueza musical do acordeão, levando ao público a mescla de gêneros e estilos clássicos onde este instrumento é protagonista.
Do tango ao forró, da guarânia às músicas francesas, a ideia é mesclar concepções e tendências com doses de improvisação decorrentes do jazz e da música brasileira.

Já no dia 12 (sábado) às 13 horas, e também no dia 19 (sábado) às 10 horas, será oferecida a Oficina teatral Território, com o Grupo Trama de Teatro.
A proposta é refletir sobre a dramaturgia do espaço, onde os ambientes disponíveis do museu influenciam as construções de histórias. Ao final da oficina os participantes apresentarão uma peça teatral ao público.
A atividade é direcionada para jovens atores e atrizes acima de 18 anos. Os interessados devem participar nos dois dias. A peça teatral ocorrerá no dia 19 de agosto e será aberta ao público.
Para participar é preciso se inscrever pelo telefone 31 3343-7317. A oficina é gratuita e faz parte do projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Marco Paulo Rolla.
A oficina será conduzida pelo atores do grupo Trama de Teatro, Carlos Henrique e Marco Túlio Zerlotini.
Exposições

Duas exposições são atrações no Memorial Vale: “Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência”, de Fatine Oliveira, pode ser vista até dia 3 de setembro, e “Simbiogêneses”, de Tuane Eggers, até dia 20 de agosto.

Todas as atividades tem acesso gratuito.

Foto: click estúdio e Élcio Paraíso

Publicidade