Mostra Instante Suspenso no 6º Prêmio BDMG Cultural

O BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado realizam a mostra on-line Instante Suspenso, que exibirá os filmes vencedores do 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento.
Publicidade _

A mostra conta com 24 curtas, sendo 20 contemplados com o Prêmio e 4 suplentes que receberam Menção Honrosa, além de debates e um curso on-line gratuito. Os filmes permanecem disponíveis durante todo o período da mostra em sessões especiais na plataforma CineHumbertoMauroMAIS desde sexta-feira última até 14 de março de 2021. As exibições possuem versões em Libras, Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Audiodescrição, garantindo acessibilidade para todos os públicos.

A temática norteadora é Instante Suspenso: narrativas de um tempo de isolamento, buscando novas reflexões sobre os desafios do tempo presente e retratos históricos deste momento.


O 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento teve como objetivo premiar e estimular a cadeia produtiva voltada para profissionais independentes do cenário audiovisual mineiro.
Olhares múltiplos – A Comissão de Seleção do Prêmio foi composta por André Novais (cineasta e roteirista), Luís Fernando Moura (curador e programador) e Ursula Rösele (doutora e pesquisadora).

Sessões especiais
Os 20 curtas premiados serão divididos em quatro sessões, nas quais os filmes estarão disponíveis em sequência:

Publicidade
_

Sessão 1 com Olhos de Erê, de Luan Manzo e Bruno Augusto Alves Vasconcelos; O Elixir, de Marina Sandim e Lucas Campolina Carvalho Silva; Eu acho que eu não quero voltar pra casa, de Marcela Sílvia dos Santos; colhia o tempo que nem laranja no pé, de Layla Caroline Braz e Instantes, de Denise Flores, todos de Belo Horizonte.
Sessão 2 com DOIS, de Guilherme Moreira Jardim e Vinicius Fockiss; Até Depois do Fim do Mundo, de Bruna Maynart Fernandes; Determino Coragem, Coragem, de Cristiano Araujo e André Victor; MÉTODO, de Maria Inês de Castro Peixoto e Buraco de Afundar, de TARDA Sara Alves Braga, Julia Baumfeld, Victor Galvão, Paola Rodrigues e Randolpho Lamonier, ,também de Belo Horizonte.

Sessão 3 com Carta, de Ralph Antunes Silva; Revide, de Victor Ribeiro Guimarães; Dinheiro, de Sávio Leite e Silva e Arthur B. Senra; Patricia dos Santos e É Isso!, de Rúbia Bernardes Nascimento (Uberlândia);
Sessão 4 com Temos muito tempo para envelhecer, de Bruna Schelb Corrêa (Cataguases); Órbita, de Catapreta e Daniel Nunes Coelho; Eu vi nos seus olhos, da janela, eu vi, que era o fim, de Larissa de Freitas Muniz (Betim ); Silêncio, de Maria Leite Fontes e Drama Queen, de Gabriela Luiza de Souza Padula Salles, ambos de BH.
A mostra também conta com uma quinta sessão especial, que contempla quatro filmes da lista de suplentes, gratificados com Menção Honrosa: Que Deus é Esse, de Leonardo Hermont Good God; Último Gás, de Maria Eduarda Martins Gambogi Alvarenga; AM PM, de Jean Paulo de Jesus Nascimento e Noite que não finda, de Pedro Aspahan, todos de Belo Horizonte.
História Permanente do Cinema Especial Mostra Instante Suspenso | Debates com os premiados – As quatro sessões de curtas premiados pelo 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento terão uma exibição especial seguida de debate. Os bate-papos das sessões 1, 2, 3 e 4 acontecerão nos dias 01/03 (segunda-feira), 03/03 (quarta-feira), 05/03 (sexta-feira) e 08/03 (segunda-feira), respectivamente. As transmissões dos debates serão feitas pela plataforma CineHumbertoMauroMAIS, sempre às 19h.

Curso gratuito on-line

O Prêmio conta com atividades complementares que visam desmitificar processos de realização em baixo custo. Uma dessas ações é o curso exclusivo Elaboração e formatação de projetos para realização audiovisual. Em formato digital, o curso possuirá duração de 3 horas, e será ministrado por Bruno Hilário, produtor executivo e Gerente do Cine Humberto Mauro, e Marco Antônio Pereira, realizador audiovisual. A transmissão será feita ao vivo pelo Canal da FCS no Youtube e pela plataforma CineHumbertoMauroMAIS, simultaneamente, no dia 11/03, às 19h, com tradução em libras. Os participantes poderão interagir com os ministrantes durante a aula, enviando suas perguntas através do chat. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

O curso é destinado a alunos e professores de ensino de qualquer nível, profissionais do setor audiovisual do interior do estado de Minas Gerais, e interessados em geral. A ementa abrange um panorama metodológico para elaboração de projetos de realização audiovisual, com enfoque nos processos de criação e planejamento para curtas-metragens, partindo da ideia original até um contexto mais amplo de financiamento e fomento.

O curso será dividido em dois momentos, sendo o primeiro voltado para a construção de uma metodologia de escrita, pensando na formação de empreendedores descentralizados e iniciantes. Em seguida, o cineasta Marco Antônio Pereira trará seus processos de criação e estratégias de realização em um contexto de produção e estudos de casos, que tem como objetivo amplificar a experiência de agentes do setor audiovisual do interior do estado de Minas Gerais.

Publicidade