Fundação Aleijadinho inaugura centro educacional para realização de cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com a Samarco

Mineradora faz parte do conselho de administração da entidade

A inauguração ocorreu ontem, 24 de abril, com a presença de diversos representantes do poder público, associações, estudantes do novo curso e outras instituições.
Publicidade _

A Samarco firmou parceria com a Fundação Antônio Francisco Lisboa para construção de um centro educacional com duas salas de aula, uma sala de reunião e de coordenação, secretaria, biblioteca, laboratórios, banheiros, além do espaço de vivência que serão utilizados para abrigar cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores de Ouro Preto.

Todos os espaços foram erguidos a partir de um projeto inclusivo, pautado pela acessibilidade, que funcionarão na sede da fundação.
A inauguração ocorreu ontem, 24 de abril.

Dela participaram diversos representantes do poder público, associações, estudantes do novo curso e outras instituições.

Publicidade
_

Tendo como objetivo contribuir para a diversificação e o desenvolvimento sustentável da economia local, o primeiro curso ofertado é o de Técnico em Cuidados de Idosos.
As 36 vagas já estão preenchidas pela comunidade.

Expectativa

Aos 45 anos, Adriana de Jesus Ancelmo é uma das estudantes matriculadas no curso.

Moradora do bairro Alto da Cruz, ela atualmente trabalha como auxiliar de limpeza, mas deseja melhorar de vida com a nova qualificação.

” Espero aprender, crescer para ajudar a família e melhorar na profissão. Estou realizando um sonho. Sou grata pela oportunidade”.

A partir de estudos de demanda e empregabilidade, o curso é planejado para credenciar os estudantes no ingresso ao mercado de trabalho, conforme explica Guilherme Louzada, especialista em Relações Institucionais da Samarco.

“A iniciativa da Fundação Aleijadinho em promover qualificações que faltam na região e que possuem demanda é uma forma de contribuir para a diversificação da economia local. Estamos muito felizes com isso porque está em acordo com o empenho da Samarco para que essa diversificação aumente, fomentando outros setores da economia além da Mineração”.

O Curso

Com duração de 18 meses, o curso iniciado em março, é dividido em três semestres, totalizando 1.200 horas/300 dias.
São 17 disciplinas com cargas horárias variadas e metodologia dinâmica e que acontecem nos turnos tarde e noite, visando suprir a demanda social.

Fundação Aleijadinho

“O centro educacional é fruto de um sonho de viabilizar a empregabilidade e a melhoria de renda das pessoas da região. E com o apoio da Samarco, foi possível realizá-lo”, destaca Márcio Fernandes Guimarães, presidente da Fundação Antônio Francisco Lisboa.

A fundação é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeducacional da comunidade de Ouro Preto e região.

Com esse intuito, apoia projetos de esporte, educação, lazer e cultura para crianças e adolescentes.

Deste modo, no local são atendidos preferencialmente estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
A Samarco é parceria da fundação e faz parte do conselho de administração da entidade.

Foto: Ane Souza

Publicidade