Obras no Morro da Forca continuam em Ouro Preto

Parte dos materiais retirados no retaludamento do Morro da Forca está sendo utilizado para consertar trecho da avenida conhecida como Curva do Vento.

O Morro da Forca possui 80 metros de altura; até o momento as ações conseguiram abaixar cerca de 50 metros do montante deslizado.
Publicidade _

A Prefeitura de Ouro Preto iniciou a obra no Morro da Forca na segunda-feira, dia 28 de fevereiro e após dez dias, afirma ser positivo o balanço da intervenção. A empresa de engenharia Destroy Desmonte Técnicos do Brasil Ltda, responsável pela execução da obra, iniciou a descida do talude através de rapel, batendo com o martelete rompedor averiguando a presença de pedras soltas que ainda não haviam deslizado no dia do desmoromamento.
O Morro da Forca possui 80 metros de altura; até o momento as ações conseguiram abaixar cerca de 50 metros do montante deslizado.
Paralelo à descida desse material, ocorre o seu transporte para a Avenida Lima Júnior, popularmente conhecida como “Curva do Vento”. Essa terra será utilizada no aterramento de parte da via que desabou em decorrência das fortes chuvas do começo de 2022. Na Lima Júnior já foi realizada a abertura de um acesso que vai até a base do terreno, onde será realizado um enrocamento de pedras ( conjunto de blocos de pedra lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como lastro para fundação de obra) para que o rio que passa abaixo do nível da avenida não apresente problemas futuros no local.
As próximas ações que serão feitas são o retalutamento e a compactação de baixo para cima, até que se chegue no nível da pista.
A previsão de 45 dias trabalhados para o término de ambas atividades ainda persiste, podendo ser alterado devido a mudanças climáticas ou alterações no local que possam trazer riscos aos trabalhadores.

Foto: Filipe Guerra

Publicidade