Três Movimentos: exposição de Eduardo Tropia em cartaz até o fim de abril em Ouro Preto

Três Movimentos: exposição de Eduardo Tropia em cartaz até o fim de abril em Ouro Preto
Publicidade _

A exposição fotográfica “Três Movimentos”, do renomado fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia, apresenta uma pesquisa visual que relaciona duas imagens emblemáticas. Com aspectos históricos, artísticos e estéticos, as obras convidam o espectador a mergulhar no universo da arte sacra mineira, descobrindo novos significados.

A mostra, em cartaz na Galeria José Alberto Pinheiro de O Passo Pizzajazz, em Ouro Preto/MG, reúne imagens de três projetos fotográficos de Tropia, que transitam entre cromos, fotos em filme e digitais. Cada pesquisa amplia a noção do registro de luz, oferecendo novas perspectivas sobre a arte.

“Barroco Liberto”, de 2012, revisita o acervo de filmes positivos 6×6 cm de Tropia, sobrepondo dois cromos para explorar aspectos históricos e litúrgicos. Já “Chinesice”, de 2017, revela a influência chinesa no Barroco Mineiro, trazendo à tona as obras provenientes da colônia portuguesa de Macau até Ouro Preto. Por fim, a série “Igrejas Ouro Preto”, também de 2017, contrapõe imagens digitais, enriquecendo a percepção dos diferentes tempos e manifestações artísticas.

Publicidade
_

Segundo Guilherme Horta, curador da exposição, Eduardo Tropia desafia e reinterpreta o Barroco mineiro por meio desses três ensaios distintos, gerando uma nova estética na fotografia documental imaginária. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destaca a riqueza da trama urbana da cidade, com seus templos que coroam os picos do relevo e conferem uma atmosfera única à paisagem.

Em “Três Movimentos”, Eduardo Tropia nos convida a refletir sobre a harmonia entre arte e igrejas, explorando a essência barroca por meio de seu olhar singular e criativo. Venha se encantar com as imagens que transcendem o tempo e unem diferentes expressões artísticas nesta incrível exposição.

O artista

Eduardo Tropia. filho do retratista Milton Tropia, possui mais de 45 anos de experiência com fotografia. Começou a fotografar profissionalmente no início da década de 1980, em Ouro Preto.

Mudou-se para Belo Horizonte no final da década de 1980 e, a partir dessa data, passou a trabalhar para agências de publicidade da capital mineira e de todo Brasil.

Além disso, Eduardo Tropia foi repórter fotográfico da revista IstoÉ e do Jornal O Tempo. Seus trabalhos como freelancer foram publicados em diversas revistas como Los Angeles Time Magazine, National Geographic e Casa Cláudia.

Hoje possui, em Ouro Preto, a Galeria de Arte Casa Alphonsus, onde suas obras e projetos fotográficos podem ser apreciados. A exposição “Três Movimentos” reúne três de seus trabalhos anteriores com uma visão única sobre Ouro Preto.

Publicidade