Orquestra Ouro Preto e Pigmalião apresentam “Um Conto de Natal”

Concerto será dia 18 de dezembro, em formato híbrido, com transmissão ao vivo no YouTube e público presencial na cidade de Mariana (MG)

Publicidade _

A literatura, a música e o teatro de marionetes se unem em um espetáculo emocionante para toda a família. A Orquestra Ouro Preto e o Grupo Pigmalião – Escultura que Mexe apresentam “Um Conto de Natal”, dia 18 de dezembro, sábado, às 18h, em formato híbrido. O concerto será transmitido ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube e contará também com a presença do público, no Cine Teatro Mariana, na cidade de Mariana (MG). A apresentação segue todos os protocolos de segurança sanitária, os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do evento.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o espetáculo conta com a regência inusitada do Maestrinho, um boneco em miniatura do Maestro Rodrigo Toffolo que cede seu lugar de regente ao boneco para assumir o lugar de narrador. O Maestro, por sua vez, ganha o papel de narrador da história, guiando músicos e atores pelas linhas de Charles Dickens. A história se passa nas noites de Natal de um homem solitário e avarento. O rabugento Sr. Ebenezer Scrooge recebe a visita inesperada de seu sócio e, a partir desse encontro, ele visita os natais de seu passado, de seu presente e de seu futuro.

Fotos: Iris Zanetti

O espetáculo é a junção de duas obras icônicas da história da literatura e da música: “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e o “Concerto feito para a Noite de Natal”, do compositor italiano Arcangelo Corelli. A montagem utiliza técnicas de marionetes de fio, bonecos bidimensionais conhecidos como “patins” e efeitos de sombra, tudo isso sob a direção de cena de Eduardo Felix do Grupo Pigmalião. Construídos ao longo da trajetória do grupo, os bonecos integram a coleção “Trupe da Corda Preta”.

Publicidade
_

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, o espetáculo reafirma a versatilidade dos concertos da Orquestra. “É um projeto muito bonito que mostra um pouco dessa ousadia que a Orquestra Ouro Preto tem feito nos últimos anos, de adaptar e unir várias manifestações artísticas em uma obra. Os acordes dos violinos, violoncelos e demais instrumentos irão se unir ao teatro de bonecos em um espetáculo cheio de simbolismos, feito especialmente para ser assistido em família”, destaca.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas”, “The Little Prince” e “Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros” têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Publicidade