Prefeitura de Itabirito abre chamamento público para restauração do antigo quartel

Prefeitura de Itabirito abre chamamento público para restauração do antigo quartel
Publicidade _

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, está com chamamento público aberto para seleção de organização da sociedade civil com interesse na restauração do prédio do antigo quartel da Polícia Militar, localizado no bairro Boa Viagem.

Após a restauração, o imóvel que já foi sede dos poderes Legislativo e Executivo municipal, será transformado em Centro Cultural e receberá o memorial do centenário de Itabirito, que será comemorado neste ano.

O chamamento público prevê a restauração do imóvel mediante a transferência de recursos financeiros, por meio da formalização de termo de colaboração. O imóvel representa um dos vários exemplares arquitetônicos de Itabirito constituídos no início do século XX, à época da então Itabira do Campo.

-

“Nosso intuito é resgatar nossas raízes por meio da restauração do prédio. Oportunizar que as novas gerações conheçam nossa história em um memorial do centenário e em um prédio imponente é empolgante. É garantia de fomento ao turismo e perpetuação da história de Itabirito”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Os envelopes serão recebidos e abertos no dia 10 de março, às 14h, na Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, na Rua do Rosário, nº 67, no bairro Boa Viagem.

Cessão do prédio

O prédio do antigo quartel pertencia ao Estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Itabirito conquistou oficialmente a cessão do imóvel em maio de 2022. O termo de cessão gratuita foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 do mesmo mês.

O imóvel resistiu a dois incêndios em 2021, quando ainda pertencia ao Estado. Atualmente, o prédio está interditado pela Defesa Civil e aguarda pela restauração.

“O prédio está intimamente ligado à história de Itabirito. Sua restauração representa um importante legado para a população, propiciando acesso a diversas manifestações culturais e reafirmando nosso compromisso com a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade”, ressaltou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

Publicidade