Com o objetivo de ampliar a participação dos empreendedores locais nas compras públicas realizadas pelo município, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Administração, realizou reunião nessa quarta-feira, dia 12 de abril, com o Sebrae Minas.
No encontro, realizado no Departamento de Licitações, foi discutida a proposta de adesão do município ao Programa de Capacitação de Compras Públicas Locais, cujo objetivo é capacitar, orientar e auxiliar no processo de compras públicas municipais por meio de consultorias e seminários sobre a aplicação de normas de fomento ao desenvolvimento econômico local.
A iniciativa busca capacitar gestores públicos direta e indiretamente envolvidos nos processos que visam à aquisição de bens e de serviços, fornecedores – como os microempreendedores individuais (MEIs) e as micro e pequenas empresas – e produtores rurais.
“A Prefeitura de Itabirito tem total interesse em adquirir produtos e serviços dos fornecedores locais. Mas temos encontrado dificuldades. Agora estamos buscando entender a razão da dificuldade, promovendo a capacitação”, destaca o gestor de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Magno.
Atualmente, o índice de empreendedores locais nos processos licitatórios realizados em Itabirito é baixo, representando cerca de 2% das compras públicas.
“O programa do Sebrae trabalha a capacitação de servidores públicos e de empreendedores e agricultores familiares com o intuito de aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas do município”, avalia o consultor do Sebrae Minas, Luís Paulo Nascimento.