Prefeitura de São Gonçalo dá início ao desassoreamento do rio Santa Bárbara

Ação busca evitar enchentes na cidade como em anos anteriores

Cidade viveu grande inundação no período chuvoso passado com enormes prejuízos para comerciantes e moradores da região central.
Publicidade _

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início ao desassoreamento do rio Santa Bárbara.
Com os trabalhos, busca minimizar os impactos causados pelo grande volume de água nos períodos chuvosos e prevenir enchentes e inundações.

No ano de 2022, parte da cidade foi acometida pelas cheias, o que causou transtornos diversos, entre eles perdas materiais e prejuízos sociais como desalojamento de pessoas;
No período houve grandes problemas na mobilidade urbana.
Para minimizar possíveis impacto e garantir mais segurança para a população no período chuvoso, foi realizado um estudo hidrológico.
Esta avaliação técnica indicou a necessidade do desassoreamento, um procedimento que remove resíduos e sedimentos acumulados nas calhas e fundo dos rios para melhoria de seu escoamento.

Deste modo, a melhoria do escoamento do rio Santa Bárbara contribuirá para reduzir a exposição da população ribeirinha ao risco de inundações.
Tal providência deve diminuir os danos causados por enchentes, atenuar problemas de erosão e sedimentação de material ao longo do rio.
Com essas providência os alagamentos devem diminuir e também os impactos que afetam diretamente na população e na economia do município.

Publicidade
_

Foto: Acom/PMSGRA

Publicidade