Prefeitura inaugura estátua do Barão de Cocais e realiza transferência simbólica da sede Administrativa

Publicidade _

Homenageando os 230 anos do patrono e personalidade histórica do município, a Prefeitura, realizou na noite desta quinta-feira (15), a inauguração da estátua de José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o Barão de Cocais. Na solenidade realizada no Sobrado do Cartório do Distrito de Cocais, ocorreu também a transferência simbólica da sede da Administração Municipal.

A estátua do Barão de Cocais foi inaugurada no largo da Igreja de Sant’Anna, local próximo onde era localizada a residência do Barão. Durante a solenidade, foi realizada a transferência de forma simbólica da sede da Administração Municipal para o Distrito de Cocais durante todo o dia 15 de dezembro, por meio do Decreto n°315/2022.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Décio dos Santos; Vice Lourival Ramos; o desembargador, Superintendente da Memória do Judiciário, e também membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Sr. Marcos Henrique Caldeira Brant; o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Neves; o Secretário adjunto do Planejamento, Leonei Pires, o jornalista e biógrafo do Barão, Leonel Marques, e da colaboradora Ivanete Nepomuceno, além de lideranças comunitárias, representantes de entidades e a comunidade local.

Em seu pronunciamento, Décio dos Santos ressaltou a importância histórica do Barão de Cocais, destacando “o simbolismo político de se pagar a dívida com a figura que empresta seu nome ao município e com o distrito de Cocais, tão fundamental à nossa cidade”.

Para o desembargador Marcos Henrique Brant, “é um marco importante e, sobretudo, uma rica história. José Feliciano foi uma grande figura na época imperial. Político, empresário e governador de Minas Gerais”.

Para finalizar a noite, a Banda de Música Santa Cecília realizou um Concerto de Natal no Sobrado do Cartório, com apresentação de músicas de autoria da Banda e demais canções, marcando ainda o início da iluminação natalina na Vila Colonial.

BIOGRAFIA DO BARÃO DE COCAIS – JOSÉ FELICIANO PINTO COELHO DA CUNHA

Conhecido como Tenente Coronel do Exército Imperial, o militar, fazendeiro, político e empresário José Feliciano Pinto Coelho da Cunha nasceu na Fazenda da Cachoeira na Vila Colonial de Cocais no dia 1º de dezembro de 1792. Era filho do Brigadeiro Antônio Caetano Pinto Coelho da Cunha e de Anna Cassemira Furtado Leite, filha do fundador de Cocais, Manuel Furtado Leite.

Deputado, presidente de Minas e comandante da Revolução Liberal de Minas, em 1842, na qual sua lealdade à Coroa Imperial lhe rendeu o título de “Barão com grandeza de Cocais”, concedido pelo Imperador Dom Pedro II em 14 de março de 1855. Faleceu em 9 de julho de 1869 e sepultado no interior da Igreja de Sant’Anna.

Personalidade de sua época, o Barão de Cocais carregou consigo as contradições do período, merecendo ser reconhecido como figura histórica do município sem, contudo, reescrever sua trajetória.

Publicidade