Durante toda a semana, professores e monitores do município participaram da Semana da Inclusão. O evento foi proposto pela Secretaria de Educação para aperfeiçoar as formas de integração dos profissionais das escolas com os alunos que precisam de atendimento especializado, trazendo maior embasamento aos profissionais da educação e garantindo que os alunos com deficiência tenham um melhor acesso ao ensino, colaborando assim com o desenvolvimento socioemocional e psicológico deles.
A semana contou com palestras ministradas por especialistas, atividades de integração entre os participantes e, o mais importante, um espaço de reflexão para tornar as escolas municipais, cada vez mais, um espaço para todos. De acordo com a professora do 3º ano da Escola Municipal de Passagem, Aline Ana da Silva, o evento mudou a forma como ela enxergava o tema da inclusão. “Esses dias estão servindo para nos mostrar um novo olhar para o tema, uma nova forma de pensar a inclusão dos alunos. Me sinto agora muito mais preparada e amparada para receber as crianças que precisam de coisas específicas. É muito importante ver que a Secretaria está preocupada em nos preparar”, afirmou.
Segundo a coordenadora de educação inclusiva, Patrícia Souza, a semana foi proposta para que os profissionais pudessem dialogar sobre o tema, além de ampliar os debates sobre a inclusão para toda a comunidade escolar. “Faltava um espaço para que pudéssemos nos reunir e traçar objetivos semelhantes para os alunos. Com este evento, foi possível pensar em planos conjuntos, o que vai melhorar nossa recepção aos alunos”, disse.
Além de estar prevista em lei, e portanto, garantir que alunos com deficiência tenham direito a educação, a inclusão escolar é uma importante ferramenta de modificação do próprio ambiente estudantil, uma vez que, ao transformar a escola em um espaço inclusivo, faz com que as demais crianças cresçam respeitando as diferenças e contribuindo para uma sociedade menos excludente.