Projeto Arte nas Estações convida Itamar Vieira Junior

Conversa pública com o escritor baiano será realizada em meio à exposição Sofrência, em cartaz no Museu de Congonhas, com transmissão simultânea aberta pelo canal de Youtube do Arte nas Estações

Projeto Arte nas Estações convida Itamar Vieira Junior
Itamar Vieira Junior. créditos Renato Parada
Publicidade _

O projeto Arte nas Estações, que tem levado exposições itinerantes do Museu Internacional de Arte Naïf a Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, receberá o escritor baiano Itamar Vieira Junior para uma conversa pública sobre seu novo livro “Salvar o fogo”. O bate-papo, mediado pela educadora Ana Calline e com participação do curador do projeto Ulisses Carrilho, acontecerá no dia 23 de junho, às 19h, no espaço expositivo da mostra Sofrência, em cartaz no Museu de Congonhas.

Idealizado pelo colecionador e gestor cultural Fabio Szwarcwald, o Arte nas Estações realiza três exposições simultâneas – Sofrência, A ferro e fogo e Entre o céu e a terra – que abordam temas relacionados às questões apresentadas frequentemente nas obras de Itamar Vieira Junior, como religião e território. De acordo com Carrilho, as exposições também tratam de questões relativas às lutas do povo brasileiro, às culturas locais e à desigualdade social, temas que permeiam o livro “Salvar o fogo”.

Com mais de 40 mil exemplares vendidos, o novo romance de Itamar Vieira Junior é considerado um dos lançamentos mais relevantes do mercado editorial brasileiro em 2023. A trama é épica e lírica, e aborda a força das mulheres e o poder dos laços familiares, atravessada pelos traumas do colonialismo que ainda afetam o país. O autor mescla habilidosamente a trajetória íntima de seus personagens a traços da vida social, emocional e cultural brasileira.

Além da temática em comum, as exposições e o livro também compartilham a valorização das personagens femininas e a aproximação entre o popular e a massa. As exposições apresentam obras da chamada “arte popular” e buscam inspiração nas letras de músicas pop e nos hits sertanejos, enquanto o novo livro de Itamar Vieira Junior dialoga com a literatura brasileira e olha para o estatuto da cultura popular e as narrativas que a legitimaram.

O projeto Arte nas Estações também investe em um amplo programa educativo que busca promover a perspectiva social da arte e construir saberes em parceria com as comunidades locais. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da RKF Consultoria, o projeto tem se destacado por sua originalidade e contribuição para a cultura brasileira.

Sobre Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor de Torto Arado, teve seu romance publicado em 2019 pela Todavia, no Brasil, e pela LeYa, em Portugal. A obra foi ganhadora do Prêmio LeYa, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e já teve os direitos de publicação negociados para mais de 20 países. Publicou os livros de contos Dias, A oração do carrasco (finalista do Prêmio Jabuti) e Doramar ou a odisseia, além de outros textos ficcionais em diversas publicações nacionais e estrangeiras.

Publicidade